ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

PEC dos Vereadores será discutida amanhã por suplentes

Redação | 25/06/2009 14:41

Os 113 suplentes de vereadores em Mato Grosso do Sul, que devem assumir vagas nas Câmaras caso a PEC 20/2008 seja promulgada pela Câmara dos Deputados, se reúnem nesta sexta-feira para discutir o assunto.

O encontro será às 14h, no Plenarinho da Câmara de Campo Grande.

Eles também devem fazer uma mobilização no Congresso Nacional, possivelmente no dia 3 de julho, para pedir uma definição para a questão.

A informação é do suplente de vereador Tony Ueno (PT do B), de Campo Grande, que passou os últimos 3 meses "indo e voltando" a Brasília, para pressionar os Congressistas pela aprovação da PEC 47/2008, que modifica os percentuais de repasses às Câmaras Municipais.

A proposta, relatada pelo senador Valter Pereira (PMDB-MS), foi aprovada na semana passada. A medida vai impactar a economia das prefeituras de todo o Brasil que, juntas, economizarão R$ 1,4 bilhão ao ano.

Em Mato Grosso do Sul, a economia com o repasse às Câmaras chegará a R$ 3 milhões mensais.

Na prática, segundo Tony Ueno, acordo foi feito com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), para que a PEC 20/2008 fosse promulgada. Mas a proposta, que recompõe as vagas dos vereadores perdidas em função da Resolução do TSE 21702/2004, só seria validada se a PEC 47 fosse aprovada, reduzindo os repasses às Câmaras.

Como isso já aconteceu, Michel Temer espera resolver a questão em breve. Ele se reuniu na quarta-feira da semana passada com líderes partidários e centenas de suplentes de vereador para encaminhar o assunto.

Em Campo Grande, seis suplentes têm direito a vagas, caso a PEC 20 seja promulgada. Além de Tony Ueno, mais dois novatos estão na fila de espera: Delei Pinheiro (DEM) e Eduardo Romero (PV).

Três veteranos também aguardam vagas: Maria Emília Sulzer (PMDB), Alex do PT e o presidente da Fundação de Cultura de Campo Grande, Athayde Nery (PPS).

Reunião

Nos siga no Google Notícias