ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Política

PEC pode quase dobrar número de vereadores em Dourados

Redação | 12/09/2009 10:15

A proposta de emenda à Constituição pode quase dobrar o número de vereadores em Dourado, segundo maior município de Mato Grosso do Sul e localizado a 230 quilômetros de Campo Grande.

A cidade é uma das 27 no País que passará de 12 para 21 vereadores, um salto de 75%. Este aumento abrange municípios com população entre 160 mil e 192 mil. Com 181,8 mil habitantes, Dourados está neste seleto grupo.

Atualmente, apenas Campo Grande tem 21 vereadores entre os 78 municípios do Estado. Com a mudança, a bancada na Câmara Municipal passa a ser de 29.

Aprovada pela Câmara em primeiro turno na última quarta, a emenda redimensiona o tamanho das Câmaras segundo a população das cidades. Ela deve ir à votação em segundo turno no dia 22 ou 23, último passo antes da promulgação.

A entrada em vigor, entretanto, deve depender de decisão dos tribunais superiores, já que a medida será questionada judicialmente. O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto, já afirmou que a jurisprudência do tribunal só permite mudança para as próximas eleições.

A rigor, a maioria das 5.564 cidades brasileiras teria, com a emenda, novos vereadores, sendo que isso ocorreria em maior escala nos que têm entre 50 mil e 1 milhão de habitantes. Nesse grupo, o percentual de crescimento vai de 19% a 75%.

Nos siga no Google Notícias