ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

PEC veda “ficha suja” no governo, na polícia e na universidade

Paulo Fernandes | 16/02/2011 14:38

Proposta foi apresentada hoje na Assembleia Legislativa.

Paulo Duarte diz que PEC "imuniza" administração pública (foto: Giuliano Lopes/Portal ALMS)
Paulo Duarte diz que PEC "imuniza" administração pública (foto: Giuliano Lopes/Portal ALMS)

Uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) apresentada nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa veda a nomeação de pessoas inelegíveis para cargos no governo, na polícia e na reitoria de universidades.

A proibição é para os cargos de secretários de Estado e secretário-adjunto, Procurador-Geral do Estado, Defensor Público-Geral e diretor-geral ou diretor-presidente de órgãos da administração pública indireta, de fundações, de agências reguladoras, autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista.

Essa proibição também vale para os cargos de Diretor-Geral da Polícia Civil, Comandante-Geral da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e Reitor da universidade pública estadual.

Pela proposta do deputado Paulo Duarte (PT), os nomeados deverão apresentar, no ato da posse, certidões de ações civis e criminais emitidas pela Justiça Federal de Mato Grosso do Sul e pelo Tribunal Regional Federal e pela Justiça Estadual de 1º e 2º graus.

Duarte justifica que a PEC é para “aprimorar as normas e garantir a proteção da administração pública contra os maus gestores, que tragam em sua biografia a prática de atos desabonadores”.

“Não basta que o arcabouço legal vigente impeça a eleição dos maus políticos, envolvidos em casos comprovados de improbidade administrativa, crimes contra a administração pública e outras mazelas. É necessário que a administração também seja imunizada dessas ações nefastas também no que se refere àquelas autoridades nomeadas para o exercício dos cargos em comissão mais relevantes do serviço público”, disse.

Nos siga no Google Notícias