ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Pela primeira vez, fiscalizado passa a ser chefe da inspeção animal do Mapa

Zemil Rocha | 23/08/2013 14:35
Foco de aftosa em MS começou em fazenda do tio do novo chefe de inspeção animal (Foto: Arquivo)
Foco de aftosa em MS começou em fazenda do tio do novo chefe de inspeção animal (Foto: Arquivo)

A nomeação, hoje, do novo Diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) acaba com a tradição de apenas agentes de fiscalização assumirem o cargo. É a primeira vez que alguém da iniciativa privada comanda esse órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Trata-se, segundo o Sindicato Nacional dos Fiscais Agropecuários (Anffa Sindical), de mais uma medida de “aparelhamento dos cargos técnicos” no ministério.

O médico veterinário Flávio Braile Turquino assume o cargo que estava vago após a saída de Luis Carlos de Oliveira, no fim de 2012. Flávio, cuja nomeação foi publicada hoje no Diário Oficial da União, é sobrinho do dono de uma fazenda em Eldorado, onde surgiu foco de febre aftosa, que acabou se espalhando por Mato Grosso do Sul e sendo levada para o Paraná. Além disso, há informações de que Flávio Turquino possuiu uma fábrica de sal mineral em Eldorado.

Formado na Universidade Federal do Paraná, o veterinário Flávio Turquino ocupava, desde 2008, posto de gerência na empresa Big Frango, além de ter trabalhado na Biogirin, Cargil e Rural nutrição animal. “É uma imprudência colocar dentro de um setor de que cuida de frigoríficos um veterinário da iniciativa privada para cuidar”, criticou um fiscal do MAPA que trabalha em Mato Grosso do Sul. “Ontem quem era fiscalizado, agora é fiscalizador”, afirmou.

Segundo esse mesmo fiscal, nunca aconteceu, em 150 anos de Ministério da Agricultura, de um secretário nacional ou diretor de departamento ser proveniente da iniciativa privada. A indicação para o cargo de Diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal teria sido feita pelo setor avicultura (UBA- Uniaõ Brasileira de Avicultura e ABEFE – Associação Brasileira das Industrias Exportadoras de Frango).

Operação “desmonte” - A ocupação de cargos técnicos por pessoas de fora do Ministério já havia sido alertada pelo Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários. A nomeação de Flávio Turquino é a segunda que conta com clara interferência das empresas que são fiscalizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Por entender que há uma política de “desmonte da ação fiscal do Ministério da Agricultura”, que também inclui falta de recursos e materiais, os fiscais agropecuários estão decidindo nesta sexta-feira por uma provável paralisação nacional de suas atividades nos portos, aeroportos e frigoríficos. O sindicato nacional (Anffa) está organizando a paralisação nos dias 29 e 30 de agosto.

A nomeação de Turquno acirrou ainda mais os ânimos dos fiscais agropecuários federais contra o ministro Antônio Andrade (PMDB/MG), que havia escolhido na semana passada o advogado Rodrigo Figueiredo para o cargo de secretário de Defesa Agropecuária. A categoria iniciou uma operação padrão na semana passada contra a nomeação e o próximo passo poderá ser uma greve.

O presidente do Anffa Sindical, Wilson Roberto de Sá, suspeita de interesses eleitorais nessas nomeações. Para ele, “a Defesa Agropecuária será utilizada para arrecadar fundos para as campanhas eleitorais do próximo ano".

Embora tenha sido nomeado, Tirquino ainda não assumiu o cargo, já que está em viagem a Bariloche, cidade da Argentina , localizada na Província de Río Negro , junto à Cordilheira dos Andes.

Subordinado à Secretaria de Defesa Agropecuária, o Dipoa é um departamento que regula e coordena, em nível nacional, a aplicação das leis, normas regulamentadas e critérios para a garantia da qualidade e a da segurança dos produtos de origem animal. A oferta de alimentos de origem animal aptos ao consumo, resguardadas as condições higiênico-sanitárias e tecnológicas, é o resultado final da atuação do Dipoa em todo o território brasileiro.

Nos siga no Google Notícias