ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Pesquisa aponta Reinaldo com maior percentual de promessas cumpridas

Leonardo Rocha | 30/12/2015 16:23
Reinaldo conseguiu cumprir sete promessas de campanha, no seu primeiro ano de mandato (Foto: Gerson Walber)
Reinaldo conseguiu cumprir sete promessas de campanha, no seu primeiro ano de mandato (Foto: Gerson Walber)

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), tem o maior percentual de promessas de campanha cumpridas no Brasil. É o que aponta levantamento feito pelo portal G1.

Segundo a pesquisa, Reinaldo cumpriu 30,4% dos compromissos feitos, tendo na segunda colocação deste ranking o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com 27,9% das tratativas colocadas em prática. Os dados levam em conta promessas que constam no programa de governo entregue ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Neste levantamento, foram colocadas em análise 23 promessas do tucano, feitas durante a campanha eleitoral em 2014. Destas, sete foram cumpridas até o momento, duas em parte e 14 ainda precisam ser feitas, nos três anos que restam ao governador à frente do Executivo.

Em destaque ficou a criação do projeto "Caravana da Saúde", que teve sete edições neste ano, em regiões diferentes, com objetivo de zerar a fila de pacientes a espera de cirurgias. Pelos dados oficiais, foram realizados 251 mil atendimentos, 44,5 mil consultas gerais, 17,3 mil cirurgias, 9,2 mil exames e capacitou 1,5 mil agentes de saúde.

Na área de educação foi cumprida a promessa do pagamento de piso salarial aos professores, que, segundo o governo estadual, recebem o maior salário do país. Os docentes do ensino médio recebem R$ 2.830,25 para carga horária de 40 horas semanais, enquanto o piso nacional é de R$ 1.917,18.

Ainda segundo dados do governo, em nota na qual analisa o resultado da pesquisa, no setor de segurança, Reinaldo conseguiu aumentar o efetivo, com 1.614 novos agentes a disposição, distribuídos entre Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. Ainda foram autorizados novos concursos para Polícia Civil e aos agentes penitenciários, que serão realizados em 2016.

A pesquisa ainda citou os incentivos fiscais concedidos pelo governo para vinda de novas empresas, gerando emprego e renda, com mais de 19 unidades, em cidades como Campo Grande, Naviraí, Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Itaporã, Dourados e Sidrolândia.

Apesar do conflito no campo, com espera da demarcação de terras, a gestão tucana criou a Subsecretaria de Políticas Públicas para a População Indígena, para formular projetos e programas de integração deste público. Completando este quadro ainda houve auditoria nas contas públicas e o lançamento de projeto piloto para valorizar os servidores, por meio da meritocracia.

Sobre os quesitos que foram cumpridos em parte, aparecem concursos para profissionais da educação e a construção de presídios por meio de PPP (Parceria Público-Privada). Este segundo está sendo arquitetado para ser colocado em prática nos próximos meses.

A título de comparação, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), tem o menor percentual de promessas cumpridas, apenas 4%. De um total de 25 anunciadas, apenas uma foi concretizada, de acordo com o levantamento.

Nos siga no Google Notícias