ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Nelsinho consulta população sobre instalação de máquinas de camisinha em escolas

Vinícius Squinelo e Aline dos Santos | 21/09/2011 10:40
Técnica mostra funcionamento de máquina de preservativos.
Técnica mostra funcionamento de máquina de preservativos.

A polêmica envolvendo a possível instalação de máquinas que disponibilizem preservativos masculinos em escolas de Campo Grande será decidida pela própria população. Pelo menos é o que garante o prefeito Nelsinho Trad (PMDB), que informou estar sendo realizada uma pesquisa procurando saber da população o que acha do tema.

“Estamos realizando um questionário com perguntas habituais, como religião e sexo, e quatro mais específicas. Perguntamos se a pessoa apóia a distribuição de camisinhas nas escolas com alunos de 5 a 13 anos, somente nas escolas com estudantes de 14 a 17, se é favorável independentemente da idade, ou se é contra em qualquer situação”, explicou Nelsinho, durante evento na manhã de hoje na Esplanada Ferroviária, no centro da Capital.

Segundo o prefeito, a medida, adotada pelo Governo Federal, é polêmica e deixa a população dividida. “Acredito que uma solução para que Campo Grande não fique foram do projeto da União seria a instalação de máquinas de camisinhas somente em escolas com estudantes a partir de 15 anos”, comentou Nelsinho. Tal decisão excluiria as instituições escolas municipais, que só oferecem o ensino fundamental, e incluiria as escolas estaduais e particulares com ensino médio.

O prefeito afirmou que a distribuição de camisinhas não deve ser a única medida tomada. “Minha mãe foi professora da rede estadual por 25 anos, e conversei muito com ela. O adolescente precisa, sim, ter acesso à proteção, também em forma de palestras, orientações e aulas de sexualidade”, opinou Nelsinho.

No último dia 15 de Setembro, a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou, com 14 votos favoráveis, o Projeto de Lei Complementar nº 276/10, que proíbe a instalação de máquinas de preservativo em órgãos municipais, bem como, na rede pública e particular de ensino.

O projeto foi proposto pelos vereadores Paulo Siufi (PMDB), Herculano Borges (PSC) e João Rocha (PSDB), e contrapõem a iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação.

A medida do governo federal, pretende oferecer preservativos aos alunos do Ensino Médio, como forma de prevenir doenças como a AIDS e outras sexualmente transmissíveis. Segundo a proposta do governo federal, as camisinhas deverão ser fornecidas mediante apresentação de senha pelos estudantes.

Nos siga no Google Notícias