ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Pivô de escândalo culpa Bernal por dívidas com agiotas

Lidiane Kober e Lúcio Borges | 19/05/2015 21:00

Pivô de escândalo, o ex-assessor do prefeito Gilmar Olarte (PP), Ronan Edson Feitosa de Lima, culpou o prefeito cassado, Alcides Bernal (PP), por dívidas com agiotas. Ele ainda declarou que, hoje, não o procuram mais para cobrar, mas a fim de oferecer dinheiro para mudar seu depoimento à Justiça.

O caso ganhou repercussão nacional, após reportagem do Fantástico, que acusa Olarte de “dar o golpe do cheque em branco” em eleitores. Ronan, por sua vez, disse, em entrevista ao SBT, que ele é o dono das dívidas e que as contraiu para pagar cabos eleitorais contratados para fazer campanha de Bernal. “Neste projeto (da candidatura de Bernal a prefeito) fomos deixados prá traz, havia promessa de recurso, que não foi repassada e tive que me virar nos trinta para pagar cabos eleitorais”, afirmou.

Ele ainda contestou informação de que prometeu cargos e contratos em troca do empréstimo. “Pessoas muito próximas, que conheciam meu caráter, disseram: eu vou te ajudar, conta comigo. Nunca coloquei a faca no pescoço, nunca extorqui ninguém”, garantiu. “E não tenho poder nenhum e nem caneta para oferecer cargo e beneficiar alguém”, completou.

Ainda de acordo com Ronan, a dívida é de R$ 50 mil e não de quase R$ 1 milhão. “Ai (o Fantástico) pega uma pessoa, que se diz agiota, mas é um pintor, um cara quebrado, que tem passagem pela polícia por furto e por porte ilegal de arma e coloca em rede nacional falando que devo isso e aquilo”, reclamou, fazendo menção a Salem Pereira Vieira.

Defesa de Olarte – O ex-assessor também aproveitou para defender o atual prefeito. “Pessoas, com interesses políticos, divulgaram informações distorcidas, extraíram algo de uma situação para tentar queimar a imagem do Gilmar”, comentou.

A vontade de prejudicar o prefeito seria tanto que Ronan afirma ter recebido propostas milionárias para mudar seu depoimento. “Existem muitas pessoas que hoje me procuram, engraçado que não é para cobrar é para oferecer e não tenho interesse nenhum de manchar a imagem do prefeito Gilmar Olarte”, disse.

A reportagem do SBT divulgou ainda áudios do prefeito em conversa com o irmão de Ronan. Nas gravações, ele promete ajuda para tentar salvar a vida do ex-assessor, que estaria sendo ameaçado de morte. “Vou designar uma pessoa para começar a parcelar essas coisas só por um motivo, pela vida do seu irmão”, afirmou Olarte.

Ele ainda aparece criticando a ligação de Ronan com agiotas. “Disse mil vezes que não fizesse esse rolo, mas nós vamos organizar”, complementou. O caso tramita na Sessão Criminal do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e o relator é o desembargador Luiz Cláudio Bonassini da Silva. Além de Olarte, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) denunciou Ronan e Luiz Márcio dos Santos Feliciano.

Bernal - O ex-prefeito Alcides Bernal falou que não acompanhou a entrevista de Ronan e que não se posicionaria oficialmente. No entanto, acabou comentando que Campo Grande não merece o que está acontecendo e demonstrou confiança nas investigações do Gaeco e nas instituições judiciárias. Ele adiantou ainda que, mesmo sendo apontado novamente, não tomará nenhuma atitude.

“Nossa Capital não merece este horror que estão fazendo e transformando o Paço Municipal em caso de polícia. Não vi esta matéria e nova zombaria deste senhor (Ronan). Acredito no Gaeco e precisamos entender que o Grupo Especializado fez, em um ano, é trabalho sério e não é brincadeira. Qualquer posição e acusação afrontam ao Judiciário e ao Grupo”, disse Bernal.

Questionado se não tomaria nenhuma medida judicial contra Ronan, Bernal ratificou que é uma questão para as instituições resolverem, pois a honra e trabalho das mesmas é que estavam sendo questionadas. “Este senhor (Ronan) esta atentando contra a ordem e paz pública da sociedade. Espero que o TJ e o MP tomem as decisões cabíveis. Não vou desacreditar no Gaeco e no TJ e se ele (Ronan) usa algum fato em TV é muito grave e vai contra a paz e a instrução penal. É muito grave a mídia também repercutir isto, considero a TV cúmplice”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias