ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

PMDB de MS deve votar dividido em convenção nacional nesta terça

Kleber Clajus | 09/06/2014 15:31
Partido pode seguir André e confirmar opção por Dilma Rouseff; Já Nelsinho defende palanque para Eduardo Campo (Foto: Marcelo Victor / Arquivo)
Partido pode seguir André e confirmar opção por Dilma Rouseff; Já Nelsinho defende palanque para Eduardo Campo (Foto: Marcelo Victor / Arquivo)

O PMDB de Mato Grosso do Sul deve ir dividido para a convenção nacional do partido, que acontece nessa terça-feira (10), em Brasília (DF). Parte dos delegados defendem o rompimento com o PT e o apoio ao pré-candidato da oposição e ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). A expectativa, no entanto, é de que a maioria acompanhe o governador André Puccinelli (PMDB) e vote pela manutenção da aliança e da dobradinha Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (PMDB).

“Acredito que se mantenha essa aliança, com compromisso de liberação no Estado. O ideal seria o partido ter candidatura própria, mas esse é o cenário que nós temos”, explica o presidente regional da sigla, deputado estadual Junior Mochi.

Dos 510 membros do PMDB com direito a voto no país, 15 são de Mato Grosso do Sul. Alguns deles, como o governador e a bancada federal, votam duas vezes por serem delegados nacionais e regionais.

Com dois votos contrários já confirmados à aliança, o deputado federal Fábio Trad avalia que o partido precisa “abandonar o vício de voar como galinha”. Ele também sugere como alternativa candidatura própria ou mesmo alinhamento com o socialista Eduardo Campos, que também possui apoio de peemedebistas no Rio Grande do Sul e Pernambuco.

“Sou contrário a aliança com PT e, observando o panorama nos Estados, creio que o PMDB não vai unânime para a convenção. Porém, muitos contrários podem aceitar o acordo em razão da liderança do Michel Temer”, comenta Trad.

O vice-presidente conta hoje com apoio de quase todas as alas do PMDB. Temer também tem se dedicado nas últimas semanas a atender os insatisfeitos com o comportamento da gestão petista e promete mudanças em caso de reeleição.

Nesse sentido, o senador Waldemir Moka ressalta que a aliança nacional pode ficar mesmo com Dilma Rousseff, “mas isso não significa que vamos ter o mesmo posicionamento no Estado”.

Em Mato Grosso do Sul, os peemedebistas já confirmaram o apoio a Eduardo Campos e concederam ao PSB a indicação de vice-governador na chapa de Nelson Trad Filho e segunda suplência ao Senado.

Direito a voto – Além do governador, tem direito a voto durante a convenção o pré-candidato ao governo, Nelson Trad Filho, a vice-governadora e pré-candidata ao Senado, Simone Tebet, o senador Waldemir Moka, os deputados federais Geraldo Resende, Fábio Trad e Marçal Filho, além dos estaduais Junior Mochi, Carlos Marun, Eduardo Rocha e Marquinhos Trad.

Também compõe a equipe peemedebista quatro suplentes, sendo eles Vanderlei Cabeludo, Carla Sthepanini, Esacheu Nascimento, Jesus Alfredo Sulzer e Tânia Garib.

O evento tem início às 9h, no Auditório Petrônio Portella do Senado Federal, em Brasília. A convocação foi realizada pelo presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp.

Nos siga no Google Notícias