ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Política

PMDB pede unanimidade para aprovar Código Florestal na Câmara

Fabiano Arruda | 25/04/2012 11:56
Deputado Edson Giroto prega aprovação de relatório de Paulo Piau. Segundo ele, o texto garante os direitos do pequeno produtor. (Foto: Divulgação)
Deputado Edson Giroto prega aprovação de relatório de Paulo Piau. Segundo ele, o texto garante os direitos do pequeno produtor. (Foto: Divulgação)

Após reunião, que durou cerca de uma hora, ontem, a bancada do PMDB fechou acordo e pediu unanimidade nos votos para aprovar o relatório do deputado Paulo Piau (PMDB/MG) sobre o Código Florestal, previsto para ser votado hoje na Câmara Federal.

O parecer de Piau foi apresentado ontem e deve ser apreciado hoje à tarde.

Segundo o deputado federal Edson Giroto, o relatório do parlamentar mineiro “garante direitos ao pequeno produtor e aos empreendedores do setor agrícola nacional, que são responsáveis pelos recordes de produção, que tem colocado o Brasil em destaque no cenário mundial da produção de alimentos”.

Giroto também destacou que o texto garante preservação ambiental, pois concilia a produção com manutenção de matas nativas importantes para o equilíbrio socioambiental.

Durante a reunião com a bancada peemedebista, ontem, Piau, que é o novo relator do Código na Casa de Leis, admitiu que um dos pontos que mais causam divergência é a questão da faixa de mata ciliar às margens dos rios com 10 metros de largura.

Ele buscava acordo entre ruralistas e ambientalistas para garantir a votação da matéria, que acabou transferida para hoje.

O ponto é considerado polêmico porque estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul concentram inúmeras pequenas propriedades, o que tornaria inviável a produção se o Código obrigasse produtores a conservar grandes faixas às margens do rio.

“Se numa pequena propriedade você obriga o produtor a conservar 30 metros de mata ciliar, por exemplo, não sobra espaço para a produção. O Código não pode inibir a produção”, opinou nesta quarta-feira o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Francisco Maia.

Nos siga no Google Notícias