ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Eleição em Dourados pode ter 5 candidatos

Paulo Fernandes | 02/12/2010 17:00
Murilo Zauith é um dos possíveis candidatos (João garrigó - arquivo)
Murilo Zauith é um dos possíveis candidatos (João garrigó - arquivo)

A renúncia ontem do prefeito e vice de Dourados, respectivamente Ari Artuzi e Carlinhos Cantor, acelerou as conversas internas dos partidos em torno da sucessão municipal extemporânea.

PMDB, PV e PSL já declararam que terão candidato próprio. No DEM, o vice-governador Murilo Zauith já deixou a presidência para cuidar da candidatura à prefeitura, mas desconversa ao ser questionado sobre o assunto. Ele aparece em primeiro em pesquisa do Ibrape divulgada no dia 17 de novembro sobre a sucessão municipal.

Outro candidato definido é o do PV. O partido lançou o empresário Rubens Triaca, mais conhecido como Rubens Pelicano, que é o presidente do diretório municipal.

“Nós fizemos uma reunião da Executiva na segunda-feira e definimos o meu nome. Parece até que estávamos prevendo [a renúncia]. É até uma diretriz do PV ter candidatura. E temos apoio do PV regional, do Marcelo Bluma.”, afirma o candidato.

Rubens Pelicano possui uma distribuidora de embalagens e diz que está preparado para ser prefeito. Ele disputou as eleições deste ano para deputado estadual e obteve 2,8 mil votos em Dourados. “Eu quero ser prefeito porque tenho condições de fazer um projeto de transparência total e tenho experiência de administrador”, afirma.

Por outro lado, a Executiva Municipal do PMDB fará uma reunião amanhã, às 17h, em um buffet, para definir o seu candidato. O presidente do partido, Laudir Munaretto, acredita que a decisão será tomada amanhã mesmo. “Não podemos esperar”, diz.

O nome mais provável do PMDB para a disputa é o da prefeita interina, Délia Razuk. No entanto, o partido possui uma lista extensa de possíveis candidatos, entre eles o deputado federal reeleito Geraldo Resende, que tentou repetidas vezes chegar ao comando do Executivo Municipal.

Já o PT, que administrou a cidade por oito anos, ainda decidirá se terá candidato próprio. A reunião para discutir o assunto já está marcada: será no sábado, às 14h.

O vereador Elias Ishi afirma que apenas uma corrente interna, a Articulação de Esquerda, se manifestou sobre o assunto. Ela defende a candidatura própria. Ishi faz parte daquela corrente.

“Dentro do PT tem várias correntes. O DEM e o PMDB vão ter candidatos e o PT sempre teve uma posição contrária a eles em Dourados. Historicamente são adversários. Temos que apresentar um nome. Nomes é que não faltam”, afirmou.

Até partidos nanicos, como o PSL, já se manifestaram em entrar na disputa. Em entrevista ao site MSNotícias, o vice-presidente do diretório regional do PSL, Emídio Milas, afirma que o partido terá candidato próprio, o ex-vice-governador e deputado estadual eleito George Takimoto.

Nos siga no Google Notícias