ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

Pode fracassar estratégia de Viais de tentar eleger esposa em Caracol

Zemil Rocha | 31/05/2013 17:08
Célia Viais ao lado do marido, Manoel Viais, que foi cassado (Foto: Facebook)
Célia Viais ao lado do marido, Manoel Viais, que foi cassado (Foto: Facebook)

A estratégia do prefeito cassado Manoel Viais (PT) de lançar a esposa, Célia Viais (PSB), para a disputa da Prefeitura de Caracol pode ser vetada pela Justiça Eleitoral. Caracol é um dos quatro municípios onde ocorrerá eleição suplementar no dia 7 de julho para prefeito e vice-prefeito.

Célia Viais registrou candidatura a prefeita pela coligação “Caracol Unida”, integrada por PSC, DEM, PSB, PV, PSD, PSDB e PT. Logo após o registro, contudo, houve impetração de pedido de impugnação sob alegação de que, por ser esposa de Manoel Viais, ela só poderia ser candidata se o prefeito tivesse se afastado do cargo seis meses antes do pleito.

Há um precedente importante para que a Justiça defira a impugnação: a eleição para o governo do Estado do Rio de Janeiro na época em que Anthony Garotinho foi chefe do Executivo. Rosinha Matheus, esposa de Garotinho, foi a primeira mulher a ser eleita governadora do estado do Rio. Eleita em 2002, sucessora de Benedita da Silva, que estava exercendo o cargo devido à renúncia do então governador Anthony Garotinho, marido de Rosinha, que se afastou do cargo para concorrer à Presidência da República. Durante a campanha usou o nome Rosinha Garotinho, para ter sua imagem associada à do marido, que na época possuía mais de 80% de aprovação popular.

Por enquanto, a candidatura adversária, de Bento Afonso (PSL), caminha sem qualquer tipo de impedimento pela coligação “Um Novo Tempo para Caracol”, integrada por PSL e PR, PT do B, tendo como vice Dilvar Leite (PR).

Bento enfrentou Manoel Viais em outubro do ano passado, tendo obtido 41,17% dos votos, enquanto o petista conquistou 58,83% dos votos naquele pleito. Viais foi cassado sob a acusação de abuso de poder econômico e captação ilícita de votos. Os crimes foram configurados por distribuição ilegal de camisetas aos eleitores em uma carreata.

Nos siga no Google Notícias