ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Polêmica sobre voto aberto marca início de sessão que analisa prisão de Delcidio

Michel Faustino | 25/11/2015 17:13
Randolfe Rodrigues se manifesta durante sessão que analisa prisão de Delcídio (Foto: Agência Senado)
Randolfe Rodrigues se manifesta durante sessão que analisa prisão de Delcídio (Foto: Agência Senado)

A sessão do Senado destinada a examinar os autos do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a prisão do senador Delcídio do Amaral (PT), teve inicio há pouco com polêmica sobre os trâmites de votação. O líder do PSDB, Cássio Cunha Lima, defendeu que o voto seja aberto e foi acompanhado pelos demais parlamentares da oposição.

Ele lembrou que uma emenda à Constituição, em 2001, suprimiu o adjetivo "secreto" do artigo 53, deixando claro, desta forma, que o voto deveria ser aberto. "Se houvesse intenção do legislador de excetuar caso de relaxamento ou manutenção de prisão de parlamentar, estaria escrito na Constituição", disse.

Segundo o parlamentar, no regimento interno do Senado, fala-se em voto secreto. Mas considera que a Constituição está acima do regimento. "Não vou entrar no mérito se o melhor caminho é o do voto aberto ou secreto, mas posso garantir que a melhor trilha é a da Constituição", argumentou.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), afirmou que o próprio procurador da República reconheceu, nos autos, a dificuldade em decretar a prisão preventiva de um senador em exercício do mandato. A principio, Renan afirmou que o regimento determina que o voto seja fechado, o que gerou revolta.

Para Cássio Cunha Lima, como já foram apresentados mandados de segurança, mesmo que a votação seja fechada na sessão desta quarta-feira, o STF pode decidir por revelar os votos posteriormente.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que também entrou com mandado de segurança, adotou a mesma linha de defesa de Cunha Lima "Apelamos ao Supremo para que o princípio do voto aberto seja respeitado". "Em momentos graves é que se impõe a maturidade e o dever do espírito público", completou.

Em nota oficial, a defesa do senador Delcídio do Amaral manifesta inconformismo em relação à decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal e a convicção de que o entendimento inicial será revisto.

Nos siga no Google Notícias