A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

20/10/2016 12:45

Polícia Civil pode ter concurso regionalizado e mudanças na formação

Projeto foi encaminhado pelo governo estadual

Leonardo Rocha
Projeto será avaliado pelos deputados na Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)Projeto será avaliado pelos deputados na Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)

O governo estadual encaminhou para Assembleia, o projeto que traz mudanças nos concursos da Polícia Civil, entre elas a definição de vagas para cada cidade, de forma regionalizada. Já o curso de formação terá caráter eliminatório, com o candidato tendo auxílio de uma bolsa e não o salário inicial da carreira.

Veja Mais
Assessor de Marquinhos vai assumir IMTI e tem desafio de melhorar transparência
Orçamento de R$ 3,5 bilhões começa a ser votado semana que vem na Câmara

O presidente do Sinpol-MS (Sindicato dos Policiais Civis do Mato Grosso do Sul), Giancarlo Corrêa Miranda, explicou que com o concurso regionalizado, as vagas já estarão pré-determinadas para as cidades onde o policial vai se fixar. "Hoje só depois da academia é que saem os locais disponíveis, não adiantam antes no edital".

Ele ponderou que com a mudança, o policial terá que cumprir o estágio probatório na cidade pela qual foi aprovado, não podendo antes fazer transferência. "Existem problemas em cidades mais complicadas, como na região de fronteira, onde o policial não quer ficar, agora vai se candidatar para estes locais aqueles que estão interessados".

Outra mudança será no curso de formação, que passa a ser critério eliminatório do concurso, com o candidato recebendo uma bolsa e não já o salário de um policial. "Hoje ele já entra na academia nomeado, agora vai participar como aluno, não existe garantia nenhuma, pois ainda não será policial", explicou Giancarlo.

O presidente do Sinpol diz que a categoria ainda vai tentar dialogar com o governo estadual e os deputados, para que esta alteração não seja feita. "Entendo que é um retrocesso, poderia fazer a seleção e fiscalizar o candidato antes dele entrar para academia".

Outras - O projeto ainda prevê o parcelamento de descontos salariais por conta de punição administrativa, de acordo com os critérios e gravidade da penalidade, também cria novos cargos comissionados. Para a função de delegado, a prova oral será eliminatória e classificatória, tendo o candidato que obter nota mínima prevista no edital.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions