ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

Polícia Federal cumpre 53 mandados contra Cunha, ministros e senador

Antonio Marques | 15/12/2015 07:48
O presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha é alvo de mais uma etapa da Operação Lava Jato (Foto: Divulgação/Agência Câmara)
O presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha é alvo de mais uma etapa da Operação Lava Jato (Foto: Divulgação/Agência Câmara)

A Polícia Federal (PF) divulgou nota com informações do cumprimento de mais uma etapa da Operação Lava Jato, deflagrada na manhã de hoje, 15, que está sendo executada em conjunto com o Ministério Público Federal. A Operação Catilinárias tem como objetivo o cumprimento de 53 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, referentes a sete processos instaurados a partir de provas obtidas pela Lava Jato.

Conforme a PF, os mandados, expedidos pelo ministro Teori Zawascki, estão sendo cumpridos no Distrito Federal (9), bem como nos estados de São Paulo (15), Rio de Janeiro (14), Pará (6), Pernambuco (4), Alagoas (2), Ceará (2) e Rio Grande do Norte (1).

As buscas ocorrem na residência de investigados, em seus endereços funcionais, sedes de empresas, em escritórios de advocacia e órgãos públicos. Os alvos são o presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o senador Edson Lobão (PMDB-MA), o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE), os ministros Celso Pancera (Ciência e Tecnologia) e Henrique Eduardo Alves (Turismo), ambos do PMDB e aliados de Cunha. Eduardo Alves, que perdeu a eleição para governador do Rio Grande Norte, é ex-presidente da Câmara e deixou o cargo quando Cunha assumiu.

Outro indicado do presidente da Câmara que também teve busca e apreensão da PF é Fábio Cleto, que ocupa uma das vice-presidência da Caixa. Outro alvo da operação é o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

A Polícia Federal informou que as medidas decorrem de representações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal nas investigações que tramitam no Supremo. Elas têm como objetivo principal evitar que provas importantes sejam destruídas pelos investigados. "Foram autorizadas apreensões de bens que possivelmente foram adquiridos pela prática criminosa", descreve a nota.

Segundo a PF, os investigados, na medida de suas participações, respondem a crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa, entre outros.

* Catilinárias são uma série de quatro discursos célebres do cônsul Cícero,o cônsul romano Marco Túlio Cícero, contra o senador romano Catilina, pronunciados em 63 a.C.

Veja abaixo um trecho do discurso mais famoso de Cícero contra o senador Catilina:

Até quando, Catilina, abusarás
da nossa paciência?
Por quanto tempo a tua loucura há de zombar de nós?
A que extremos se há de precipitar a tua desenfreada audácia?
Nem a guarda do Palatino,
nem a ronda noturna da cidade,
nem o temor do povo,
nem a afluência de todos os homens de bem,
nem este local tão bem protegido para a reunião do Senado,
nem a expressão do voto destas pessoas, nada disto conseguiu perturbar-te?
Não te dás conta que os teus planos foram descobertos?
Não vês que a tua conspiração a têm já dominada todos estes que a conhecem?
Quem, dentre nós, pensas tu que ignora o que fizeste na noite passada e na precedente, onde estiveste, com quem te encontraste, que decisão tomaste?
Oh tempos, oh costumes!

Nos siga no Google Notícias