ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Políticos pedem apoio de Cunha para manutenção de incentivos fiscais

Kleber Clajus e Leonardo Rocha | 24/04/2015 13:10
Eduardo Cunha pontuou que projeto convalidação de incentivos não possui requerimento de urgência e está em análise nas comissões (Foto: Alcides Neto)
Eduardo Cunha pontuou que projeto convalidação de incentivos não possui requerimento de urgência e está em análise nas comissões (Foto: Alcides Neto)
O ex-governador, André Puccinelli, pontuou em evento que tratou também sobre reforma política que quando esta estiver implementada fortalecerá a vontade popular  (Foto: Alcides Neto)
O ex-governador, André Puccinelli, pontuou em evento que tratou também sobre reforma política que quando esta estiver implementada fortalecerá a vontade popular (Foto: Alcides Neto)

O apoio a convalidação de incentivos fiscais a empresas que buscam locais para investir foi solicitada, nesta sexta-feira (24), por políticos sul-mato-grossenses ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ). A proposta, já aprovada pelo Senado e em tramitação, seria o primeiro passo para pacificar guerra fiscal entre os estados.

Cunha pontuou que o projeto não possui requerimento de urgência e está em análise nas comissões, porém não vislumbra “nenhuma ação contra a boa tramitação”. Ele esteve hoje em Campo Grande para debater também a reforma política.

A senadora Simone Tebet (PMDB) aproveitou o encontro para sugerir que o presidente da Câmara seja “padrinho” do Estado nesta questão. Isso porque avalia que o fim dos incentivos resultará em prejuízo para a economia local, uma vez que é a base para a industrialização dos municípios.

Posicionamento semelhante foi adotado pelo deputado federal Carlos Marun (PMDB) e o ex-governador André Puccinelli (PMDB). O principal incentivo ofertado para atrair fábricas e grandes companhias consiste na redução nas alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

De acordo com a proposta aprovada pelo Senado, ficam regularizados todos os incentivos fiscais existentes e são alteradas as regras para a oferta de novos, acabando com a exigência de unanimidade no Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária). Com isso, agora será necessária a anuência de dois terços dos estados ou de um terço dos estados de cada região.

Reforma política – Itens da reforma política também foram debatidos durante o evento Câmara Itinerante, realizado no auditório da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul).

Conforme Simone Tebet, pairam “mais dúvidas do que certezas”, sendo necessário resgatar a confiança popular através da transparência nas ações públicas, diminuição dos gastos com a eleição e o fim da reeleição, que seria “a mãe de toda a corrupção”. Além disso, a peemedebista ressalta necessidade de se aumentar a representatividade das mulheres na política em 10% no Brasil, ante 36% na Argentina.

Nas alterações em estudo, ressaltados por Eduardo Cunha, estão o voto facultativo que pode refletir na representabilidade dos mandatos, o não financiamento público de campanha, abandono de plebicito pela demora do processo e regras mais claras quanto a novos partidos para que “não sejam criados apenas para vender tempo e políticos com menos votos se eleger”.
Puccinelli completou que as medidas, com previsão de vigorar no próximo ano, devem fortalecer a vontade popular, porém já asseguram a Câmara dos Deputados papel de protagonismo diante do trabalho de seu presidente.

Nos siga no Google Notícias