ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Por 25 votos contra um, Câmara rejeita segundo pedido para cassar Bernal

Lidiane Kober e Leonardo Rocha | 24/09/2013 13:28
Vereadores derrubaram pedido de cassação por acreditar em depósito em juízo do dinheiro do sindicato (Foto: Marcos Ermínio)
Vereadores derrubaram pedido de cassação por acreditar em depósito em juízo do dinheiro do sindicato (Foto: Marcos Ermínio)

Por 25 votos contra um, a Câmara Municipal derrubou, nesta terça-feira (24), o segundo pedido para cassar o prefeito Alcides Bernal (PP). O requerimento partiu do presidente do Sisem (Sindicato dos Servidores Municipais), Marcos Tabosa. Ele acusa o prefeito de apropriação indébita de cerca de R$ 700 mil da entidade, referentes ao imposto sindical e a mensalidade paga pelos servidores municipais.

A maioria dos vereadores acompanhou o parecer da procuradoria jurídica da Câmara, que entendeu que o pedido perdeu a base, após a prefeitura informar, por meio de ofício, ter depositado em juízo o dinheiro do sindicato. “Vou votar a favor por não ter segurança no depósito e por acreditar no Sisem”, justificou o vereador Paulo Siufi (PMDB), único que acompanhou o pedido de Tabosa.

Esta, inclusive, é a segunda solicitação do presidente do sindicato. Na primeira ocasião, a proposta de cassação foi vetada porque ele apresentou o pedido em nome da entidade. Dessa vez, ele seguiu a legislação e fez o requerimento como pessoa física, mas esbarrou na falta de mérito. “O processo de cassação pode perder o foco, já que a prefeitura informou o depósito em juízo”, entendeu a procuradoria jurídica da Câmara.

Polêmica – Antes de passar pelo aval dos parlamentares, o pedido de cassação gerou polêmica, após a vereadora Luiza Ribeiro (PPS) informar que “a peça não chegou ao meu gabinete”. Neste sentido, ela pediu para adiar a votação.

Líder do prefeito na Câmara, o vereador Alex do PT fez coro à reivindicação. “Defendo uma discussão mais ampla e adiar a votação para quinta-feira (26)”, defendeu. Os vereadores Paulo Pedra (PDT) e Eduardo Romero (PTdoB) reforçaram o pedido, mas o presidente do Legislativo, vereador Mário César (PMDB), manteve o requerimento, apresentado na segunda-feira passada (16) por Tabosa, na pauta.

Nos siga no Google Notícias