ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

PP vai à justiça para ficar com vaga de Bernal na Câmara

Jorge Almoas e Fernanda França | 22/12/2010 17:42
PP quer indicar suplente do partido para a vaga de Bernal, eleito deputado estadual.(Foto: João Garrigó)
PP quer indicar suplente do partido para a vaga de Bernal, eleito deputado estadual.(Foto: João Garrigó)

A direção do PP (Partido Progressista) entrou com pedido judicial e solicitou oficialmente ao presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Paulo Siufi (PMDB, questionando a substituição do vereador Alcides Bernal (PP), eleito deputado estadual nas eleições de 2010.

Pela ordem de suplência da coligação que elegeu Bernal em 2008, Athayde Nery (PPS) deve assumir a vaga na Câmara de Vereadores quando o progressista assumir a cadeira de deputado estadual.

No entanto, o PP, baseado em decisão liminar do dia 9 de dezembro do STF (Supremo Tribunal Federal) – que destinou vaga de suplência ao partido e não à coligação, em Rondônia – quer indicar Luis Pedro Guimarães para a vaga.

Siufi disse ter acionado a assessoria jurídica da Câmara sobre o pedido e que vai ouvir o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sobre o que pode ser feito neste caso.

O suplente do PP, Luis Pedro Gomes Guimarães, é natural de Bandeirantes e foi candidato a vereador em 2008, recebendo apenas 1.803 votos. Nas eleições municipais de 2004, ele foi vice na chapa de Antônio Cruz (PP), que recebeu 23.952 votos.

De acordo com Siufi, Alcides Bernal e Cabo Almi (PT), que também se elegeu deputado estadual, devem pedir a renúncia em janeiro.

Parecidos - A situação da suplência de Bernal na Câmara é semelhante ao caso que envolve a vaga de Carlos Marun na Assembleia Legislativa.

Como ficou licenciado do cargo para assumir a Secretaria de Habitação no primeiro mandato de André Puccinelli, Marun pode continuar no cargo, o que abre espaço para o suplente assumir vaga na Assembleia.

Pela coligação, o suplente é o tucano Rinaldo Modesto (PSDB), que não se elegeu em outubro. Porém, com base na decisão do STF, o também derrotado Youssif Domingos (PMDB) procura ser indicado à vaga de Marun.

Nos siga no Google Notícias