ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

PPS lamenta TSE ter mantido mandato de Geraldo Resende

Redação | 11/03/2009 15:58

O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, lamentou hoje a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de manter o mandato do deputado Geraldo Resende (PMDB-MS).

O parlamentar sul-mato-grossense deixou o partido em 12 de julho de 2007. Ontem, o TSE decidiu que Resende deixou o PPS por justa causa, o que lhe permitirá permanecer com o mandato após a troca de legenda.

Em nota, Freire acusou-o de "oportunista" e afirmou que ele deixou o "partido pelo PMDB e foi para a base governista, de forma a usufruir de suas benesses".

"Ao não conseguir enxergar no simples oportunismo do parlamentar, que trocou de partido para aderir ao governo, motivação suficientemente plausível para justificar a apropriação do mandato alheio, o TSE contribui para perpetuar uma prática que só tem servido para enfraquecer e desacreditar as instituições republicanas e afastar a sociedade da atividade pública", declarou o presidente do PPS.

O relator do caso na Corte, ministro Arnaldo Versiani, acatou o argumento de perseguição política e grave discriminação pessoal como motivos da justa causa.

Conforme a defesa, Resende tinha posicionamento contrário a opiniões do PPS, o que teria levado a uma perda de espaço dentro do partido.

Freire alertou que a decisão do tribunal pode criar "sério precedente" a favor de parlamentares que trocarem de legenda.

"Tal resolução contraria a corajosa decisão anterior do tribunal de que o mandato é do partido e não do eleito, e ignora o grande clamor popular pela moralização da atividade política", afirmou.

Nos siga no Google Notícias