ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Política

Prefeito de Dourados quer terrenos menores para facilitar acesso à casa própria

Edmir Conceição* | 08/09/2011 16:04

Após aprovação no novo perímetro urbano, prefeito vai propor lotes de 200 m² para baixar custo da obra

Murilo vai propor terrenos de 10x20 para baratear custo de construção da casa própria
Murilo vai propor terrenos de 10x20 para baratear custo de construção da casa própria

Caso o projeto de ampliação do perímetro urbano de Dourados seja aprovado pela Câmara de Vereadores, o prefeito Murilo Zauith vai propor ao Legislativo a criação de terrenos menores, de 10 metros de largura por 20 de comprimento, para facilitar o acesso da população à casa própria.

A intenção do prefeito é propor à Câmara a mudança na Lei de Uso do Solo permitindo que novos conjuntos habitacionais tenham terrenos de 200 metros quadrados (10x20). Atualmente a lei determina que os lotes tenham 360 m² (12x30), o que, em muitos casos, inviabiliza a compra por parte de pessoas com poder aquisitivo menor.

“Vamos propor essa discussão à Câmara, da mesma forma que vamos propor discussão sobre a liberação da instalação de indústrias não poluentes, que não produzam lixo ou resíduos industriais sólidos e líquidos. Dessa forma, vamos incentivar o desenvolvimento do município e ao mesmo tempo oferecer mais condições para que mais gente tenha a sua casa e um emprego”, afirmou o prefeito.

Essa metragem que será proposta é permitida atualmente apenas para programas sociais de moradia, caso do “Minha Casa, Minha Vida” e outros projetos do governo federal. Quando se trata de loteamento para imóvel não edificado, a aprovação só é efetivada se os lotes apresentarem o tamanho padrão de 360 m².

Em encontro recente com diretores e proprietários de empresas que atuam na construção civil, o prefeito Murilo Zauith falou sobre a intenção e, de imediato, recebeu a aprovação os empresários. Alguns chegaram a comemorar, ressaltando que a iniciativa favorece tanto o setor imobiliário quanto a população.

“Vamos propor terreno de 10x20 para a construção de conjuntos residenciais ou para a venda apenas do lote para que o morador faça a sua própria casa. Dourados tem 15 mil pessoas na fila, esperando para ter um lar. A proposta de mudança do tamanho mínimo dos terrenos é mais uma ação que vamos promover para incentivar a expansão habitacional de Dourados, porque vai baixar o preço do lote”, explicou o prefeito.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento Antonio Nogueira, a ideia do prefeito é liberar os novos loteamentos, mas de forma planejada. Caso seja aprovado o novo perímetro urbano, um grupo de trabalho irá promover as alterações necessárias para adequar a Lei de Uso do Solo à nova proposta.

Nogueira disse que entre as mudanças deverá constar necessariamente, as regiões onde esse tipo de empreendimento poderá ser implantado. Os responsáveis pelo loteamento terão a obrigação de levar infraestrutura como asfalto, água e energia elétrica.

“Com a redução do tamanho do terreno, em uma área onde seria possível construir 300 casas em lote de 360 m² vai ser possível fazer 50 casas a mais”, explicou o secretário.

(*) Com informações da Assecom

Nos siga no Google Notícias