ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Prefeito de Bela Vista é afastado cautelarmente pela Câmara Municipal

Nyelder Rodrigues | 09/11/2016 23:34
Douglas Gomes (de camisa mais clara) assumiu o cargo em outubro de 2015 e já foi afastado duas vezes (Foto: Arquivo)
Douglas Gomes (de camisa mais clara) assumiu o cargo em outubro de 2015 e já foi afastado duas vezes (Foto: Arquivo)

A Câmara Municipal de Bela Vista - cidade localizada a 322 km de Campo Grande - decidiu pelo afastamento cautelar do prefeito Douglas Gomes (PP) nesta quarta-feira (9), após o MPE (Ministério Público Estadual) recomendar que os vereadores da cidade tomassem providências contra irregularidades cometidas pelo chefe do Executivo.

No lugar de Douglas - que concorreu a reeleição este ano, mas ficou em terceiro entre cinco candidatos que participam do pleito - assumiu o atual presidente da Câmara, Waldes Marques (SD), que já exerce o cargo de prefeito.

"Votamos e decididos por unanimidade afastá-lo como medida cautelar. Somos em 11 vereadores e 10 participaram da decisão", comenta Waldes, que assumiu a chefia do Executivo de Bela Vista por volta das 21h30.

Atualmente, Douglas é investigado em cinco CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito), que foram paralisadas durante o período eleitoral por determinação judicial. O prefeito afastado também é alvo de diversos procedimentos da promotoria pública local, que enviou ontem (8) ofício aos vereadores recomendando providências.

Entre os problemas enfrentados em Bela Vista, estão atraso de salários, realização de licitação com empresa inexistente e não repasse de verbas para o hospital da cidade, que suspendeu atendimentos eletivos e ambulatoriais, atendendo apenas emergências. Além disso, circula um vídeo em que Gomes "ensina" como desviar dinheiro do Fundeb.

"A corregedoria do MP nos enviou a recomendação por providências e então montamos uma comissão para avaliar a situação, decidindo hoje em afastar o Douglas da prefeitura", completa Waldes. Douglas Gomes já tinha sido afastado em junho, quando Waldes assumiu a prefeitura.

Em 2012, o prefeito eleito foi Abraão Zacarias, que foi cassado por compra de votos. Quem assumiu interinamente foi o vereador Jair Bispo, até nova eleição em 2013 que elegeu Renato Rosa, sendo Douglas vice.

Entretanto, Renato foi afastado por 180 dias em agosto do ano passado, sendo encontrado morto em outubro do mesmo ano, enquanto ainda estava afastado. Assim, Douglas Gomes assumiu o cargo de fato e direito.

Nos siga no Google Notícias