ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Prefeito de Jaraguari será reconduzido ao cargo amanhã

Redação | 29/06/2010 18:58

Afastado do cargo na semana retrasada por incapacidade, o prefeito de Jaraguari, Albertino Nunes Ferreira, o "Japino", do PDT, deverá ser reconduzido à prefeitura nesta quarta-feira. A informação é do advogado dele, Luiz Carlos Areco.

O afastamento de Albertino só ocorreu após o promotor do MPE (Ministério Público Estadual), Rodrigo Correa Amaro, mover ação e conseguir uma decisão liminar tirando o prefeito do poder. A ação civil pública foi aberta a partir de denúncia informando que, na verdade, quem estava tomando as decisões na cidade era o filho do prefeito, Celso Augusto de Novaes Ferreira, que não tem cargo público.

No entanto, durante sessão do pleno do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), nesta terça-feira, o desembargador-relator do processo, Rêmolo Letteriello, suspendeu a liminar, reintegrando assim o prefeito de Jaraguari ao cargo. A decisão foi concedida, pois Letteriello acatou agravo de desentendimento na decisão em afastar Japino do cargo.

De acordo com o MPE, foi aberto no ano passado um inquérito sobre o caso, que apurou que Japino "não está em condições mentais adequadas ao exercício do mandato desde que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral), conhecido popularmente como derrame".

Segundo a apuração, quem estava tomando as decisões do executivo municipal era o filho do prefeito e ele apenas assinava a documentação indicada pelo filho.

O depoimento de testemunhas, inclusive servidores do município, diz que o prefeito apresenta sinais de perda de memória, desorientação, ausência de noções de espaço e tempo e apresenta idéias desconexas. Um dos depoimentos afirma que o prefeito teria até felicitado os vereadores da cidade com um "feliz natal" fora de época em sessão solene na Câmara Municipal.

Em contrapartida, o advogado Luiz Carlos Areco explicou que seu cliente teve o AVC em março do ano passado e estava sob atestado médico até este mês. Segundo ele, o juiz da Comarca de Bandeirantes desprezou o atestado e se concentrou apenas nas denúncias, sendo algumas anônimas.

"Não houve um embasamento e nem foi realizada perícia alguma", reclamou Luiz Carlos.

Por conta disso, o juiz da Comarca de Bandeirantes acabou a decisão do MPE para que Japino fosse afastado. Mas o advogado do prefeito conseguiu a revogação através de agravo de instrumento.

O MPE solicitou que o prefeito deixasse o cargo e que o vice, Valdemir Nogueira de Souza, assumisse a chefia do Executivo.

Nos siga no Google Notícias