ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Política

Prefeito diz não ver problema em parente receber via convênios ilegais

Tia do prefeito trabalha em uma creche de Campo Grande

Mayara Bueno e Alberto Dias | 03/05/2016 10:08
Prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP).(Foto: Alberto Dias)
Prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP).(Foto: Alberto Dias)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), disse não ver problema em manter a tia contratada em um centro de educação do município, desconsiderando o fato de a contratação ter sido feita via contratos considerados ilegais, cheios de irregularidades e alvo de disputa judicial do MPE (Ministério Público Estadual) contra a Prefeitura. A resposta se refere a denúncia de que uma parente dele ocupa cargo administrativo, indicando nepotismo, prática de favorecimento dos vínculos de paretesco nas relações de trabalho.

Nesta terça-feira (3), Bernal confirmou que Maria Nely Urbieta Bernal é sua tia e trabalha na creche do Flamingos. “Inclusive lá era um lugar que tinham muitas dificuldades e hoje está melhor”. Questionado sobre se a contratação dela seria nepotismo, o prefeito afirmou que “não vê nenhum problema”, desde que a pessoa trabalhe. “E ela faz um bom trabalho lá”, concluiu.

Ontem, um leitor enviou ao Campo Grande News detalhes da contratação, afirmando que o nome da tia de Bernal consta na página 1064 do processo em tramitação na 1ª Vara dos Direitos Coletivos e que ela foi contratada em 7 de outubro de 2015, ocupando cargo administrativo, com salário de R$ 3 mil.

Pela decisão do juiz, a Prefeitura deverá apresentar no processo “uma listagem atualizada de todos os contratados pelos convênios, com informações sobre a lotação de cada um, cargo ocupado e o correspondente salário”, e o prazo para isso é até o próximo 5 de junho.

Ainda de acordo com o despacho dado pelo magistrado na semana passada, levantamento feito em 2013 por uma comissão criada pelo município para verificar as contratações pelos convênios com a Omep e Seleta, constatou-se situações inexplicáveis, como a contratação de um vigia que estava há dois ano preso, uma mulher que foi contratada para dar cursos mas morava em Ladário, um homem que era contratado pelos dois convênios e pessoas que não apareciam para trabalhar mas que tinham as fichas de frequência preenchidas.

Nos siga no Google Notícias