ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Prefeito, ex-secretário e ex-vereador disputam votos em Ponta Porã

Ludimar Novais, atual prefeito, deve enfrentar nas urnas o arquiteto Hélio Pellufo e o empresário Chico Gimenez

Helio de Freitas, de Dourados | 26/07/2016 10:48
Hélio Peluffo volta a ser candidato após perder eleição em 2012 (Foto: Divulgação)
Hélio Peluffo volta a ser candidato após perder eleição em 2012 (Foto: Divulgação)
Ludimar Novais fecha alianças para disputar reeleição (Foto: Divulgação)
Ludimar Novais fecha alianças para disputar reeleição (Foto: Divulgação)
Chico Gimenez disputa prefeitura depois oito anos (Foto: Ponta Porã Informa)
Chico Gimenez disputa prefeitura depois oito anos (Foto: Ponta Porã Informa)

Três candidatos a prefeito devem disputar o voto dos 60.800 eleitores de Ponta Porã, município a 323 km de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai. Além do atual prefeito Ludimar Novais (PDT), que vai tentar a reeleição, a disputa de 2016 deve envolver o arquiteto e ex-secretário municipal Hélio Peluffo (PSDB) e o empresário e ex-vereador Chico Gimenez (PMDB).

Peluffo disputou a eleição em 2012 e foi derrotado pelo atual prefeito. Agora conta com o apoio do governador Reinaldo Azambuja e do ex-prefeito e atual deputado estadual Flávio Kayatt (PSDB).

A convenção para homologação da candidatura tucana está marcada para sábado, com a presença de Reinaldo. Pelo menos 16 partidos devem apoiar a chapa, entre eles o DEM, PP, PV e Solidariedade. O PSD também faz parte da coligação e vai indicar o vereador Caio Augusto como candidato a vice.

Mesmo antes do início da campanha, Peluffo já sinalizou que vai partir para o ataque contra a administração de Ludimar Novais. Após percorrer bairros, distritos e assentamentos, o pré-candidato disse que o município está “abandonado” pela ausência total do poder público. “São muitas reclamações, sobretudo nas áreas de infraestrutura e saúde”, afirmou.

Ludimar – O PDT marcou para dia 5 de agosto – último dia do prazo estipulado pela lei eleitoral para a realização das convenções partidárias – o ato político que vai oficializar o nome de Ludimar Novais como candidato à reeleição.

O candidato a vice ainda não foi definido. Interlocutores do prefeito informaram que três nomes estão cotados e a definição deve ocorrer até o dia 2. Atualmente a vice de Ludimar é a professora Sonia Cintas, do PT.

A aliança com outros partidos ainda está sendo definida e deve ser fechada esta semana. Pelo menos dez partidos devem fazer parte da coligação de Ludimar, entre eles o PT.

Segundo pessoas ligadas a Ludimar, o Partido dos Trabalhadores vai continuar aliado, mas abriu mão da vice, para facilitar a composição com outras legendas.

PMDB – Depois de oito anos afastado da política, o empresário e ex-vereador Chico Gimenez deve voltar a disputar a eleição de prefeito de Ponta Porã, agora pelo PMDB.

Gimenez disputou eleição para vereador pela primeira vez em 1996, pelo PTB, mas não conseguiu se eleger. Quatro anos depois, filiado ao PSB, tentou mais uma vez uma vaga na Câmara, mas não foi eleito.

Em 2004, ainda pelo PSB, Gimenez dobrou a votação e foi eleito o segundo vereador mais votado de Ponta Porã. Em 2008 disputou a eleição de prefeito e foi derrotado por Flávio Kayatt. Depois dessa eleição, ele se afastou da política para cuidar da saúde e sete anos depois volta à cidade para ser candidato.

“O partido está fechado em torno do nome do Chico Gimenez e estamos conversando com os filiados e com outros partidos para as composições”, afirmou ao Jornal Che Fronteira o presidente da Comissão Executiva do PMDB em Ponta Porã, Nestor Loureiro Marques.

Nos siga no Google Notícias