ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Política

Prefeito promete analisar com calma 'lei da mordaça' nas escolas da Capital

Professores consideram matéria arbitrária e pedem que o prefeito vete a matéria

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 03/04/2016 11:36
Prefeito Alcides Bernal (PP). (Foto: Leonardo Rocha)
Prefeito Alcides Bernal (PP). (Foto: Leonardo Rocha)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), prometeu analisar com calma a 'lei da mordaça', projeto aprovado pela Câmara Municipal que restringe abordagens de assuntos como política, religião e sexualidade nas escolas. A proposta foi aprovada na semana passada e seguirá para análise do prefeito, que pode decidir vetar ou sancionar a matéria.

Como o projeto ainda não foi enviado para o Paço Municipal, o prefeito manteve postura cautelosa neste domingo (3), ao comentar o assunto em agenda pública. Bernal afirmou que analisará de "forma detalhada todos os itens".

No entanto, destacou que "vivemos em um mundo democrático e que os estudantes precisam desta formação". "Mas, ainda vou receber e ver com calma. É um projeto polêmico e que vou decidir conforme o interesse público", pontuou.

A aprovação do projeto, de autoria do vereador Paulo Siufi (PMDB), causou reação imediata. O presidente da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), Lucílio Nobre, classificou como "inadmissível" a proposta. Segundo ele, os professores vão se unir para para combater o que consideram uma atitude ditatorial e de autodefesa dos vereadores.

Na Câmara, o projeto passou por apenas dois votos contrários dos vereadores Eduardo Romero (Rede) e Luiza Ribeiro (PPS). Em seu texto, há "deveres dos professores", por exemplo, restringindo a atuação dos profissionais em assuntos relacionados a política e gênero nas instituições de ensino. Contrários à lei já se movimentam, inclusive para promover um protesto neste domingo.

Também rejeitando o projeto, o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Roberto Botareli, disse que a "lei da mordaça" é uma tentativa de implantação do AI-5 (Ato Inconstitucional nº5), que produziu uma série de ações arbitrária durante a ditadura militar. As duas entidades sindicais vão se reunir na segunda-feira (4) para promover uma campanha pedindo que Bernal vete a proposta.

Nos siga no Google Notícias