ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Prefeito veta detectores de metais em escola por julgá-los descriminatórios

Filipe Prado | 05/09/2014 13:05

O prefeito Gilmar Olarte (PP) vetou, no dia 3 de setembro, o projeto de lei, criado por Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), que prevê a instalação de detectores de metais no acesso de escolas municipais com mais de 500 alunos, por ser considerado discriminatório. O veto foi divulgado hoje (5) no Diário Oficial de Campo Grande.

O projeto de Lei n. 7.521/13 foi votado no dia 5 de agosto e aprovado unanimemente. A adoção do sistema iria variar de R$ 17 mil a R$ 94 mil, sendo os valores relativos à cotação de faixas detectoras de metais ou portas giratórias, respectivamente.

De acordo com o veto, o projeto “aborda uma medida contrária aos princípios expressos no PNE (Plano Nacional de Educação), pois submete a comunidade escolar a um mecanismo de força policial incoerente ao ambiente educacional, traz riscos ao fortalecimento do acesso e permanência e pode se tornar instrumento coercitivo e discriminatório”.

O texto também afirma que há discriminação em relação às escolas públicas e particulares e haverá transtornos nos horários de entradas dos alunos. O prefeito questionou o uso dos detectores em crianças com até quatro anos, que “poderão passar a entender o espaço escolar como local de risco”, ainda alertou sobre o constrangimento sofrido por algumas crianças, caso algo seja detectado.

Olarte criticou o projeto, afirmando que ações preventivas poderiam trazer resultados maiores no combate à violência na escola, do que os investimentos na aquisição e manutenção dos equipamentos de detecção de metais.

Já o vereador Carlão revelou que o veto foi pela falta de verba. “Ele disse pra mim que foi um veto financeiro, mas que é um projeto interessante”. Carlão então sugeriu que modificações fossem feitas no projeto, como aumentar o efetivo de Guardas Municipais nas escolas e equipá-los com detectores portáteis.

Por fim, o prefeito vetou o projeto de lei. “Assim não nos resta outra alternativa que não a do veto total”, concluiu.

Nos siga no Google Notícias