ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Prefeito veta projeto que deveria enviar cópia de contratos a vereadores

Luciana Brazil e Jéssica Benitez | 11/06/2013 12:03

O prefeito Alcides Bernal (PP) vetou na manhã de hoje, o Projeto de Lei do vereador Elizeu Dionízio (PSL) que pedia cópia integral de todos os contratos emergenciais firmados pela Prefeitura com empresas privadas. Hoje pela manhã, durante sessão da Câmara, o vereador criticou a decisão e defendeu o projeto como fonte de informação detalhada para o trabalho de fiscalização empenhada pelos legisladores.

Apesar dos contratos serem publicados no Diário Oficial do Município, o parlamentar alega que são promulgados apenas os resumos, servindo como base de informação para a sociedade e para a mídia. "É um resumo do resumo. Isso serve para informar a população. Mas o projeto quer informar os legisladores com detalhes", explicou o vereador.

Elizeu ainda completou, dizendo: “O problema é que o Bernal não quer explicitar o que de fato está ocorrendo, e esse veto é só mais uma prova disso”, disparou.

O prefeito alega que o projeto vai de encontro à Lei Federal 86.666/93 de Licitações e Contratos Administrativos. Na justificativa, Bernal diz que a lei federal prevê a publicação dos contratos no Diário Oficial, e por isso não haveria motivo para aprovar um novo projeto que obrigue a fazer o trabalho existente.

Segundo o Elizeu, o prefeito não está cumprindo o que determina a legislação. “A lei diz que esses conteúdos precisam ser publicados até o quinto dia útil do mês subsequente à contratação. E o prefeito está demorando mais de 90 dias para publicar as informações”.

O vereador garante que alguns contratos firmados em fevereiro só foram promulgados em junho. “Eu espero que o Bernal tenha assinado o veto sem ler corretamente. Só pode ser isso”.

O parlamentar ainda afirmou que a Prefeitura não estaria cumprindo a Lei de Transparência. “Tem gastos da prefeitura que deveriam ser publicados no dia 26 de maio, mas até agora não foram. Apesar das críticas com os gastos, a Câmara está cumprindo a lei e não deixa de publicar”.

Nos siga no Google Notícias