ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Prefeito veta projeto que proíbe máquina de preservativos em escolas

Wendell Reis | 21/10/2011 09:14
Prefeito defende distribuição com orientação para alunos do Ensino Médio (Foto:João Garrigó)
Prefeito defende distribuição com orientação para alunos do Ensino Médio (Foto:João Garrigó)

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), vetou o Projeto de Lei Complementar 276/2010, que veda a instalação de máquinas dispensadoras de preservativos em órgãos municipais, bem como na rede pública e particular de ensino de Campo Grande.

A Prefeitura justifica o veto com a alegação de que a vedação generalizou a rede pública e a particular, sem citar os Centros de Educação Infantil, que a prefeitura entende se tratar de um grupo de pessoas que não se encontram em condições, principalmente de idade cronológica, para tal abordagem. Além disso, justifica que o texto ressalta apenas as Unidades Básicas de Saúde, o que é um erro, pois veda a campanha no Hospital do Homem, Hospital Dia e Centro de Especialidades Médicas que já desenvolvem.

O prefeito faz questão de justificar que não é radicalmente contra o projeto e defende uma proposta que atinja o ensino fundamental. Porém, entende que a distribuição deve ocorrer com a devida orientação pedagógica aos adolescentes e jovens do ensino médio em diante, pois os mesmos são alvos de campanha do Governo Federal na discussão do acesso aos direitos sexuais e reprodutivos, bem como a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

O projeto de vetar as máquinas foi bastante debatido na Câmara Municipal, envolvendo, inclusive, questões religiosas. Entretanto, durante a votação, apenas o vereador Loester (PMDB) foi contra, alegando que o veto as máquinas pode contribuir para o aumento da quantidade de mães grávidas e sem condições de criar o filho.

Após a aprovação do projeto na Câmara Municipal, o prefeito anunciou que faria uma pesquisa com a população, pois entende que o assunto é polêmico e gostaria de conhecer a opinião popular. O projeto que proíbe a instalação das camisinhas é de autoria dos vereadores João Rocha (PSDB), Paulo Siufi (PMDB) e Herculano Borges (PSC).

Nos siga no Google Notícias