ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Prefeitos de MS participam de marcha em Brasília amanhã

Redação | 13/07/2009 15:35

Prefeitos de 50 municípios de Mato Grosso do Sul participam amanhã (14) da 'XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios', que deve reunir cerca de 4 mil representantes municipais.

O evento, que segue até a quinta-feira (16), terá como um dos destaques os vetos presidenciais à MP (Medida Provisória) 457, que trata do parcelamento das dividas das prefeituras com o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

De acordo com o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Beto Pereira (PMDB), a reclamação dos prefeitos ocorre por conta da sanção do presidente Lula à medida que prevê o alongamento dos débitos de municípios com a previdência.

A insatisfação ocorre por conta do veto presidencial aos principais pontos defendidos pelos municípios, como o estabelecimento da correção da dívida pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), que tem índice anual de 6,25%, e deixa a negociação vantajosa para as prefeituras.

Com o veto, a correção passa a ser feita com base na taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), a 9,25%.

Outra questão que deverá ter prioridade na discussão dos prefeitos com os deputados federais, senadores e ministros é a regulamentação da EC (Emenda Constitucional) 29/2000, que determina o percentual de repasse para os municípios aplicarem na área da saúde.

O texto, que já foi aprovado pelo Senado no ano passado, aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Para a CNM (Confederação Nacional dos Municípios), a regulamentação ajudaria os prefeitos e secretários de saúde a enfrentarem a crise no SUS (Sistema

Nos siga no Google Notícias