ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Prefeitos fazem nova manifestação por royalties dia 30 em Brasília

Edmir Conceição | 24/11/2011 15:05

Os prefeitos preparam nova manifestação no fim do mês em Brasília para pedir qu3e seja acatado o projeto que prevê distribuição justa dos royalties do petróleo da camada pré-sal. Os prefeitos também retomam os pedidos pela regulamentação da Emenda 29, que trata da aplicação de recursos na saúde.

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Jocelito Krug (PMDB), está organizando a delegação do Estado para as manifestações promovidas pela CNM (Confederação Nacional de Municípios).

Os prefeitos querem, na prática, que os senadores alterem a regulamentação da Emenda 29 aprovada pelo Plenário da Câmara, que suprimiu do texto, a garantia de que a União investiria 10% de sua receita corrente bruta em ações de Saúde.

Com a aprovação do projeto dos royalties ainda esse ano os recursos já estarão disponíveis nas contas dos municípios e estados a partir de janeiro de 2012. A Assomasul avalia que o substitutivo do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) é a forma mais justa de alteração da distribuição dos recursos atuais, uma vez que corrige distorções e privilégios hoje existentes sem prejudicar estados e municípios confrontantes à exploração do petróleo.

Manifestação - A CNM também está organizando para esta sexta-feira (25) uma manifestação em todos os municípios brasileiros a fim de que prefeitos, secretários municipais, vereadores e demais gestores promovam uma série de atos em suas comunidades para mostrar a importância da aprovação das duas propostas.

Nos siga no Google Notícias