ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Prefeitos querem que INSS também reconheça inadimplência

Redação | 16/03/2009 17:22

Os prefeitos de Mato Grosso do Sul querem que o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) também reconheçam suas dívidas com os municípios.

O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Beto Pereira (PMDB), defendeu hoje encontro de contas para que as prefeituras possam pagar suas dívidas com o órgão.

Juntas, as 78 prefeituras do Estado devem R$ 411.993.344,82, valor que está sendo pago, na maioria dos casos, por meio de parcelamento feito com o governo federal.

Em encontro nacional com novos prefeitos, em Brasília, no dia 10 de fevereiro, o Planalto anunciou o parcelamento da dívida das prefeituras com o INSS em até 240 meses, ou 20 anos.

A compensação financeira deve-se ao fato de o INSS também estar inadimplente com os municípios brasileiros.

O rombo, neste caso, é de aproximadamente R$ 25,4 bilhões, conforme levantamento da CNM (Confederação Nacional de Municípios).

Beto Pereira adiantou que no dia 7 de abril voltará em Brasília para saber se o governo federal irá suspender a cobrança dos débitos.

"Essa dívida está comprometendo a receita das prefeituras, até no custeio, tem casos em que o município teve o repasse do FPM zerado, o que nos preocupa muito, porque a grande prejudicada é a população", afirmou o presidente da Assomasul, em referência ao Fundo de Participação dos Municípios.

Beto Pereira também informou que terá encontro no mês que vem com o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, para discutir sobre o assunto.

Ele avisou que, caso o governo federal não atenda a reivindicação dos municípios, a saída será uma ação judicial.

De acordo com os prefeitos, o que mais causa indignação é que existe um grande montante de recursos que são devidos pelo INSS aos municípios sem que exista iniciativa por parte do instituto em pagar o que deve.

Principais cidades

Nos siga no Google Notícias