ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Prefeitura diz que tem até julho para enviar plano de demissão à Justiça

MPE apresentou manifestação dizendo que Município descumpriu prazo

Mayara Bueno | 16/06/2016 13:18
Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Arquivo)
Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande afirmou que tem até 5 de julho para apresentar à Justiça o plano de demissões dos contratados via Omep (Organização Mundial pela Educação Pré-Escolar) e Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária. O MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul), por sua vez, diz que o Executivo Municipal tinha até 5 de maio e pediu à Justiça a confirmação da multa por atraso, embora, no despacho em anexo à decisão, a Justiça tenha estipulado prazo até 5 de junho.

Em nota, o Município disse que a Procuradoria-Jurídica entrou com embargo à execução contra o Ministério Público, que estaria executando o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) “acima das obrigações pactuadas pela Justiça”. A multa para cada dia e decisão descumprida é de R$ 500, que deve ser arcada pelo próprio prefeito.

Na manifestação do Ministério Público, a 29ª Promotoria de Justiça informa “a inércia do Poder Executivo Municipal”. O Município deveria ter apresentado, até 5 de junho, o plano de demissões controladas.

A decisão, emitida no fim de abril, obriga a Prefeitura a demitir 4,3 mil contratados via Omep e Seleta até o início de 2017, a impede de admitir novas pessoas, além de apresentar o cronograma dos demitidos e a substituição deles pelos concursados públicos. Nada disso foi cumprido até então.

O Ministério Público ainda fala que a Prefeitura, além de não cumprir o prazo, fez “pedidos inaceitáveis”, se referindo à solicitação de deixar fora da folha de pagamento a contratação dos substitutos, como forma de evitar extrapolar o limite de gastos com pessoal previsto na LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Para o MPE, o pedido é “absurdo” e tentativa do Município de burlar a determinação judicial.

Nos siga no Google Notícias