ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Política

Prefeitura prepara obra definitiva contra erosão no bairro Nova Lima

Edmir Conceição | 23/12/2011 19:27

Senador Moka cobra Gleisi que manda Ideli liberar verba para contenção de erosão. Nelsinho foi informado quinta à noite sobre verba

Moka e a ministra Gleisi Hoffmann discutiram erosão do Nova Lima na quinta-feira.
Moka e a ministra Gleisi Hoffmann discutiram erosão do Nova Lima na quinta-feira.

Foi publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União o empenho e transferência de R$ 5,9 milhões para recuperação da cratera na Rua Marques de Herval, no bairro Nova Lima, em Campo Grande. A edição desta sexta também traz a publicação da portaria 465, de 22 de dezembro de 2011, que reconhece situação de emergência em Campo Grande, decretada pela Prefeitura por conta do buracão. Com a liberação do dinheiro, a Prefeitura pode agora iniciar as obras definitivas na região.

O prefeito Nelsinho Trad (PMDB) foi informado ainda na quinta-feira à noite, pelo senador Waldemir Moka (PMDB-MS), sobre a publicação que sairia no Diário Oficial da União. Segundo o vereador Carlos Borges, desde junho, quando intensificou as viagens a Brasília para pressionar pela liberação dos recursos, o senador Waldemir Moka se empenhou em resolver o problema.

Na quinta-feira, 22, em audiência com a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, Moka explicou a situação do buracão, notando que é uma área do Ministério da Defesa e não justificava o Governo Federal se omitir. Gleisi prometeu solução, ligou para a ministra de Articulação Política, Ideli Salvatti, que logo no fim da tarde comunicou Moka sobre o envio de medida ao DOU para publicação nesta sexta-feira.

Na quinta-feira à noite o prefeito recebeu a ligação do senador, informando que a liberação seria autorizada nesta sexta-feira, por meio de publicação no Diário Oficial. Nelsinho Trad comemorou a liberação, notando que houve apoio da bancada, mas também "esforço e empenho muito grande" do senador Moka no destravamento do processo de liberação, que começou a acelerar após a decretação da situação de emergência. Com a autorização o recurso deve estar disponível nos cofres da Prefeitura de Campo Grande até a próxima semana.

A portaria número 875, de 22 de dezembro de 2011, do Ministério da Integração Nacional, traz a determinação que as obras têm um ano para serem executadas a partir da liberação da primeira parcela. A administração municipal decretou emergência no dia 4 de novembro após a incidência de forte chuva piorar a situação no local. O prefeito Nelsinho Trad chegou a declarar que esperava que recurso estivesse disponível na mesma semana e, há na última segunda, em evento público, disse que havia perdido a esperança em receber o dinheiro ainda neste ano.

No último decreto o prefeito relatou que a Capital foi atingida por uma intensa precipitação hídrica no dia 30 de outubro de 2011, sendo registrado índice pluviométrico de 45 mm. A prefeitura detalhou o estrago, relatando que a chuva causou erosão linear, sulcos, ravinas e voçorocas, além da necessidade de pavimentação da via.

Nos siga no Google Notícias