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Política

Prefeitura tem R$ 8 milhões "retidos" após liquidação do Banco Rural

Zemil Rocha | 05/08/2013 14:55
Wanderlei Ben Hur diz que solução jurídica está sendo buscada  (Foto: Arquivo)
Wanderlei Ben Hur diz que solução jurídica está sendo buscada (Foto: Arquivo)

O secretário de Planejamento, Finanças e Controle, Wanderlei Ben Hur da Silva, informou, nesta tarde, em entrevista ao Campo Grande News, que a prefeitura de Campo Grande tem R$ 8 milhões em cauções de empresas que ficaram indisponíveis com a liquidação do Banco Rural, decretada pelo Banco Central.

“Existem depósitos de caução cujo valor total estamos levantando ainda, mas gira em torno de R$ 8 milhões”, revelou Ben Hur. “São todos relativos a contratos celebrados na gestão anterior”, acrescentou o secretário.

Nos contratos com fornecedores de mercadorias e serviços, a Prefeitura de Campo Grande utiliza o sistema de caução para garantir a adimplência. Se a empresa não cumpre as cláusulas do contrato e é, por exemplo, punida com multa, o Município pode valer-se do valor depositado como calção para pagar-se.

Com a liquidação do Banco Rural, depósitos de até R$ 250 mil serão cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito. A estimativa é de que o total do passivo a descoberto seja de R$ 330 milhões.

Indagado sobre o prejuízo que poderia advir ou se a prefeitura seria afetada de alguma forma, Ben Hur declarou: “Afeta porque as empresas fizeram depósito de garantia. E aí a quantia fica retida. Se a empresa inadimplir, o valor caucionado não está disponível”.

Segundo o secretário, a Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Campo Grande está estudando a solução para a liberação desses valores depositados de caução depositados no Banco Rural.

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