ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Política

Prefeitura tem secretário na prática, mas sem nomeação oficial

Antonio Marques | 10/09/2015 09:01
O major do Corpo de Bombeiros Luidson Noleto é o novo titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública. (Foto: Marcos Ermínio)
O major do Corpo de Bombeiros Luidson Noleto é o novo titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública. (Foto: Marcos Ermínio)

O major do Corpo de Bombeiros Luidson Noleto será o novo titular da Semsp (Secretaria Municipal de Segurança Pública). Mesmo sem a nomeação oficial, que depende de questões burocráticas por conta de cedência do governo estadual, ele já atua na nova função e recebeu ontem, 9, uma comitiva de técnicos da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), do Ministério da Justiça, que estuda os critérios para implantação do CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) na Capital.

Conforme a prefeitura, o secretário Luidson Noleto assegura que a vinda da comitiva é um passo importante para a Guarda Municipal, que mostra a predisposição de trabalhar em consonância com os princípios do Ministério da Justiça.

“O Centro Integrado de Comando e Controle será uma grande ferramenta de segurança que congrega Estado e Município e por unir diversas forças que compõem a segurança e urgência e emergência fará com que a Guarda Municipal passe por um processo de crescimento e amadurecimento pelo trabalho em conjunto”, avaliou Luidson Noleto.

CICC - De acordo com a assessoria da prefeitura, o projeto do CICC é uma ferramenta para a integração das forças de segurança e urgência e emergência e gestão de crise e foi desenvolvido pelo Ministério da Justiça, por meio da Senasp. Foi implantado, inicialmente, nos estados que sediaram a Copa do Mundo 2014 e a proposta é expandir para outros estados, incluindo o Mato Grosso do Sul.

Durante a visita, o novo secretário de segurança Luidson Noleto foi informado que o Centro terá investimentos federais na ordem de R$ 40 milhões e a expectativa é de que esteja funcionando em 2017. Nesse estágio, conforme a assessoria da prefeitura, a comitiva está apresentando projetos para a uniformização de protocolos e uso de recursos de segurança como forma de equalizar as tecnologias a serem utilizadas.

O Centro irá absorver as tecnologias de comunicação, videomonitoramento e de gestão de crise, desastre e segurança pública, dentro de um protocolo unificado que envolve as forças (instituições) de segurança e urgência e emergência, incluindo as ações do Samu, Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia Militar, Policia Federal, Polícia Rodoviária Federal, entre outros.

O projeto do CICC prevê espaço físico para resolução de questões como: gerenciamento de crise, videomonitoramento eletrônico, processamento de dados e do centro de inteligência da Segurança Pública do Estado. No espaço físico, a meta é ampliar o monitoramento, atendimento e despacho das denúncias feitas pela população. Com todo o aparato tecnológico e as instituições sediadas num único local, a intenção é obter um tempo de resposta mais rápido para solução dos delitos e atendimentos de urgência e emergência, contribuindo para a redução dos índices criminais.

Fizeram parte da comitiva o diretor de Projetos da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Leonardo Ferreira e os gerentes de Projetos, Jorge das neves, Rinaldo Souza e Daniel Russo.

Nos siga no Google Notícias