ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Preocupada, deputada solicita decreto de emergência no Conesul do Estado

Wendell Reis | 23/02/2012 17:39

A deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), acompanhada do presidente da Apel (Associação dos Pequenos Produtores de Fruticultura, Suinocultura e Hortifrutigranjeiros de Eldorado), Roberto Luiz Bottega, se reuniu com o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), José Antônio Roldão, para discutir medidas de socorro aos produtores atingidos pela seca no Conesul do Estado.

Mara e Bottega apresentaram laudos técnicos mostrando as perdas dos produtores de Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Iguatemi e Itaquiraí. A deputada e o presidente da Apel querem que o governador André Puccinelli (PMDB) decrete estado de emergência na região, para que os produtores não fiquem inviabilizados nas próximas safras.

A deputada acredita que a medida pode colaborar com a flexibilização de financiamentos bancários, ampliação da carência para pagamento e até redução dos juros. Mara relatou que em algumas áreas houve destruição de até 30% da lavoura.

Mara Caseiro também aproveitou a reunião para discutir a possibilidade de ampliação do programa estadual que facilita a chegada do calcário aos produtores rurais. Ela revela que no ano passado conseguiu beneficiar os produtores de melancia de Eldorado com carretas para transportar o insumo agrícola. Segundo a deputada, a isenção do frete fez a safra praticamente dobrar em 2011, se comparado a 2010.

Nos siga no Google Notícias