ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Presidente da Assomasul recomenda cautela e corte de gastos a prefeitos

Prefeitos do Estado participam, desde ontem, de encontro para gestores municipais em Brasília

Fabiano Arruda | 29/01/2013 17:54
Douglas Figueiredo revela otimismo com pacote de recursos anunciado pela presidente Dilma, mas recomenda que prefeitos de MS façam economia. (Foto: Divulgação)
Douglas Figueiredo revela otimismo com pacote de recursos anunciado pela presidente Dilma, mas recomenda que prefeitos de MS façam economia. (Foto: Divulgação)

O presidente eleito da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Douglas Figueiredo (PSDB), recomendou cautela e que os prefeitos de Mato Grosso do Sul adotem medidas para corte de gastos, mesmo com o anúncio, ontem (28), da presidente Dilma Rousseff (PR), sobre a liberação de R$ 66,8 bilhões para os municípios em todo País.

“Ela (presidente) foi otimista e nos deixou com esperança. Mas os prefeitos têm que tomar medidas de contenção de despesas, mesmo ela tendo afirmado que este será um ano bom para as prefeituras”, alertou Douglas, segundo informações da Assomasul, ressalvando que o chamado “pacote de bondades” trouxe esperança.

Douglas participa do encontro de prefeitos, organizado pela Presidência da República, que começou ontem e se encerra nesta quarta-feira em Brasília (DF).

O novo presidente da associação admitiu não ter conhecimento dos valores que o Estado pode receber com o pacote, mas pediu urgência na liberação da verba, sobretudo, para o pagamento de dívidas das Prefeituras com o INSS.

“Todas as despesas, com certeza, aumentaram na proporção maior que 10% entre um ano e outro. Denota-se desse quadro que o pacote anunciado pela presidente não pode esperar”, acrescentou Douglas, ainda conforme informações da Assomasul.

FPM - Douglas também comentou sobre a situação do repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), que teve queda no ano passado e deixou Prefeituras, principalmente, as consideradas pequenas, com o caixa no vermelho. A diminuição está diretamente ligada com a queda do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), concedida pelo Governo Federal.

“O FPM de janeiro de 2013 foi 7% menor que o de dezembro de 2012. E foi apenas 6% maior comparado com janeiro 2012. Esse cenário assusta, uma vez que o esperado seria 14% maior entre janeiro do ano passado e janeiro agora”, enumerou.

Agenda – No segundo dia do encontro na Capital Federal, a caravana de prefeitos de Mato Grosso do Sul teve como principal agenda uma reunião com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior. Chefes de Executivos como de Campo Grande e Corumbá, Alcides Bernal (PP) e Paulo Duarte (PT), participaram do evento.

Na ocasião, Belchior divulgou detalhes da seleção para a segunda etapa do PAC 2 (Programa de Aceleração de Crescimento), que vai selecionar projetos dos mais de 5 mil municípios com previsão de investimento de R$ 31,3 bilhões. O prazo de apresentação é 31 de maio.

Além da agenda com a ministra, outros prefeitos aproveitaram para costurar compromissos específicos em Brasília. O prefeito de Campo Grande, que está no Distrito Federal desde ontem, afirmou hoje por meio de sua página na rede social Facebook que conversou com a presidente Dilma, além de se reunir com a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello e com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Nos siga no Google Notícias