ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Presidente da Câmara de Naviraí é levado para Dourados

Redação | 07/07/2009 13:44

O presidente da Câmara de Naviraí, José Odair Gallo (PDT), preso pela hoje PF (Polícia Federal) durante a operação Owari, será transferido a qualquer momento para Dourados.

A transferência de Gallo estava marcada para as 14h, mas ele ainda permanece em Naviraí. Na sede da PF de Dourados, Gallo continuará a prestar depoimento e deve permanecer detido, por tempo indeterminado.

Com ele, também está detida uma funcionária da Pax Primavera, identificada apenas como Eliane. A empresa funerária é uma das propriedades de Sizuo Uemura e Helena Uemura, que seriam os principais beneficiados pelo esquema desmontado pela PF.

A Polícia Federal cumpre 42 mandados de prisão em Dourados, Campo Grande, Naviraí, Ponta Porã, além de Guaíra e Umuarama (no Paraná).

Segundo as investigações, realizadas há dois anos, a organização tinha vantagens em prefeituras, explorando serviços públicos sem processo licitatório. Para isso, funcionários eram corrompidos.

Sizuo Uemura é bastante conhecido na cidade: tem concessionárias de veículos, um hospital e é forte no ramo de funerária, onde detém monopólio.

Considerada "dona de meia Dourados", a família Uemura fez doações para a campanha do prefeito Ari Artuzi (PDT) por meio da empresa Viasul Veículos, concessionária da Ford.

Conforme a divulgação de contas prestadas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foram duas doações: a primeira de R$ 26,9 mil e a segunda no valor de R$ 8.754.

Secretários municipais foram, inclusive, indicados por Eduardo Uemura, filho de Sizuo. Na administração de Laerte Tetila, a família também era tida como muito próxima.

O presidente da Câmara de Naviraí, José Odair Gallo, também teria relações próximas com Eduardo Uemura. O empresário teria simpatia política por sua candidatura, mas ainda não há confirmação se fez doações para sua campanha. Colaborou Roney Minella, de Naviraí.

Nos siga no Google Notícias