ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Política

Presidente da Câmara diz que Bernal pode sim atualizar IPTU por decreto

Zemil Rocha e Kleber Clajus | 05/12/2013 14:08
Para Mario Cesar, IPTU de 5,93% é confissão de que cidade não evoluiu com Bernal (Foto: arquivo)
Para Mario Cesar, IPTU de 5,93% é confissão de que cidade não evoluiu com Bernal (Foto: arquivo)

O presidente da Câmara de Campo Grande, vereador Mario Cesar (PMDB), admitiu esta tarde que está dentro da legalidade a decisão do prefeito Alcides Bernal (PP) de fazer atualização monetária do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) através de decreto. “Há sim possibilidade de passar sim por decreto o recomposição de valores do IPTU”, afirmou o dirigente.

Bernal decidiu fazer apenas correção monetária do IPTU, ao definir o índice linear de 5,93% a ser pago nos carnês de 2014, a fim de não correr o risco de os vereadores anularem essa atualização, reduzindo a 0%, como foi feito no final do ano passado, deixando congelado o tributo pago em 2013.

“Se mantiver a atualização monetária do que foi lançado no ano passado, pode ser definido por decreto, mas isso afiançaria que a cidade não evoluiu”, criticou Mario Cesar, num tom semelhante à condenação que fez quanto à reposição inflacionária prevista pelo prefeito no Orçamento de Campo Grande para 2014.

Já o líder do prefeito na Câmara, vereador Marcos Alex (PT), disse que Câmara deveria sim votar essa proposta do IPTU, lembrando que reajuste do ano passado foi 0%. Segundo ele, o reajuste atual de 5,93%, apenas de reposição da inflação, poderia ser a política para os próximos anos. “O Legislativo é parada obrigatória para qualquer discussão da sociedade”, opinou.

Para Alex, o IPTU pago pelo campo-grandense “é salgado”, o que levou o Executivo a propor apenas a reposição inflacionária. “Seria interessante ter a chancela do Legislativo para deixar claro que não há letras miúdas”, disse o vereador.

O líder também defende que seja aumentado ao teto de isenção do IPTU, que hoje seria de apenas R$ 27 mil. “Poderia fazer ampliação do teto”, defendeu.

Nos siga no Google Notícias