ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Presidente da Funai e deputado Estadual discutem conflitos agrários

Thiago de Souza | 06/08/2015 20:31
Encontro aconteceu na Assembleia Legislativa de MS. (Foto: Assessoria/Daniel Machado)
Encontro aconteceu na Assembleia Legislativa de MS. (Foto: Assessoria/Daniel Machado)

O presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio) João Pedro Gonçalves da Costa, se encontrou, na manhã desta quinta-feira (6), com o deputado estadual e presidente da Comissão de Assuntos Indígenas da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, João Grandão (PT/MS), no gabinete dele na Assembleia Legislativa, para discutir soluções para os conflitos entre índios e produtores rurais, em Mato Grosso do Sul.

João Grandão solicitou ao presidente que seja criada uma assessoria específica em Mato Grosso do Sul, por conta da situação que ele considera como gravíssima. O parlamentar pede que devem ser aproveitadas as experiências locais de atendimento às populações indígenas, fazendo com que essa comissão tenha interlocução com as coordenações regionais, órgãos de estado e também aos parlamentares. Segundo o deputado, o chefe da Funai disse que irá analisar a questão, e responder em breve.

A audiência com o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, que deve ocorrer nos próximos dias, para tratar dos conflitos agrários, também foi pauta do encontro.

No último dia 14 de julho, em audiência no Ministério da Justiça, o deputado se posicionou contra a pauta levada por outros parlamentares, também presentes na reunião, construída, de acordo com Grandão, a partir de encaminhamentos de uma audiência pública unilateral.

“Como presidente da Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas da Assembleia, externei minha indignação por não ver ali naquele encontro nenhuma liderança indígena. Não há como avançar nas questões agrária e indígena do nosso Estado excluindo uma das partes da negociação”, criticou o parlamentar.

No encontro estavam também lideranças indígenas e o líder da bancada petista na Casa, Pedro Kemp.

Nos siga no Google Notícias