ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Política

Presidente da Processante diz que vai notificar Olarte ainda hoje

Juliana Brum e Antônio Marques | 19/08/2015 12:53
João Rocha confirma notificação ao prefeito ainda nesta quarta-feira (Foto - Fernando Antunes)
João Rocha confirma notificação ao prefeito ainda nesta quarta-feira (Foto - Fernando Antunes)

O presidente da Comissão Processante, vereador João Rocha (PSDB), afirmou nesta manhã (19) que irá notificar o prefeito Gilmar Olarte (PP), até o final desta tarde, sobre o processo aberto na semana passada na Casa que vai analisar a possibilidade de cassá-lo, por falta de decoro em razão do envolvimento em crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, conforme denunciado pelo (MPE) Ministério Público Estadual.

João Rocha detalhou que no ato da notificação vai entregar uma cópia do processo para que o prefeito tenha conhecimento dos fatos e possa apresentar sua defesa em dez dias. "Depois disto feito, iremos nos reunir todas às segundas-feiras às 9h para analisar o processo e poder adiantar a elaboração do relatório, que será concluído após recebermos a defesa prévia, por escrito, do prefeito", explicou.

O presidente comentou que os membros da Comissão vão continuar participando das sessões normais na Casa, além das reuniões semanais para analisar o processo, porém destacou que os três devem ficar mais distantes do Executivo durante o processo, para produzirem um relatório sem interferência. “Temos que ficar mais ausentes das atividades do Executivo, até como forma de demonstrarmos isenção nos trabalhos da Comissão”, afirmou.

Rito - Conforme o Decreto-Lei 201/1967, em seu Art. 5º, estabelece que ao receber o processo, o presidente da Comissão Processante, dentro de cinco dias, deve notificar o prefeito, com a remessa da cópia da denúncia e demais documentos da instrução. Gilmar Olarte terá 10 dias para apresentar defesa prévia, por escrito, e fornecer as provas que pretender produzir e indicar até, no máximo, 10 testemunhas. É bom esclarecer que a legislação não especifica ser dias úteis.

Ainda de acordo com o decreto, se o prefeito estiver ausente do município, a notificação deverá ser feita por edital, publicado duas vezes, no Diário Oficial, no caso o de Campo Grande, respeitando o intervalo de três dias, considerando o dia da primeira publicação. “Assim que iniciar os trabalhos vamos enviar a notificação ao prefeito, para que ele tenha conhecimento da denúncia e envie sua defesa prévia e os nomes das testemunhas”, explicou o presidente da Comissão Processante.

Passado o prazo de defesa, a legislação determina que a Comissão, dentro de cinco dias, deverá emitir o parecer pelo prosseguimento ou arquivamento da denúncia, o qual será submetido ao Plenário. Se a Comissão opinar pelo prosseguimento, João Rocha precisa designar, desde logo, o início da instrução, e determinará os atos, diligências e audiências que se fizerem necessários, para o depoimento do denunciado e inquirição das testemunhas.

O pedido da Comissão Processante foi aprovado, na última quinta-feira, 13, e vai julgar a falta de decoro do prefeito na denúncia de corrupção passiva e lavagem de dinheiro feita pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

Nos siga no Google Notícias