ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Presidente da Unale pede união para reduzir endividamento dos estados

Wendell Reis | 04/04/2012 13:35
Presidente da União Nacional dos Legislativos Estaduais avalia que renegociar os valores da dívida é uma questão de sobrevivência para os estados (Foto:Divulgação/Giuliano Lopes)
Presidente da União Nacional dos Legislativos Estaduais avalia que renegociar os valores da dívida é uma questão de sobrevivência para os estados (Foto:Divulgação/Giuliano Lopes)

O presidente da Unale (União Nacional dos Legislativos Estaduais), deputado José Luís Tchê (PDT-AC), visitou à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (4) para falar sobre a campanha nacional promovida para fortalecer o Pacto Federativo, a ser criado para protestar contra a dívida dos estados, que passou de R$ 93 bilhões em 1997 para R$ 428 bilhões, somente por causa dos juros.

O deputado explica que a Unale instituiu uma comissão para discutir o Pacto Federativo e o primeiro ponto a ser discutido é exatamente a dívida dos estados com a União. Para José Luis Tchê, renegociar os valores é uma questão de sobrevivência para os estados.

O presidente da Unale avalia que a dívida com a União se tornou o maior gargalo dos estados brasileiros, impedindo que os governadores concedam, a exemplo, aumento para servidores. “Esse é o momento de todas as assembleias legislativas darem as mãos para buscar a solução deste problema”, declarou. Mato Grosso do Sul é obrigado a desembolsar todos os meses 15% da receita corrente líquida para amortizar a dívida com a União.

No próximo dia 16, em Rio Branco (AC), os deputados Paulo Corrêa e Antônio Carlos Arroyo, ambos do PR, vão representar o Mato Grosso do Sul na VI Reunião Ordinária da Diretoria Executiva da Unale, onde será intensificada a Campanha Nacional pelo Fortalecimento do Pacto Federativo.

Nos siga no Google Notícias