ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Presidente do Conselho de Saúde diz que SUS deveria ser prioridade em MS

Zana Zaidan e Bruno Chaves | 16/09/2013 19:01

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Alexandre Correa Bueno, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para tratar do que chamou de “privatização da saúde” no Estado.

Em depoimento para a CPI da Saúde da Casa, Bueno afirmou que o Conselho fez uma avaliação do SUS (Sistema Único de Saúde) em que foi constatado que, atualmente, 80% dos pagamentos são para serviços terceirizados, e os outros 20% são de privatização.

“Hoje, entendemos que em Mato Grosso do Sul existe um modelo privado do SUS e, para mim, isso vai contra o objetivo do órgão. Esse caráter privado faz com que o SUS seja complementar na saúde do Estado, enquanto deveria ser o contrário”, disse o conselheiro, argumentando que “Mato Grosso do Sul é um Estado novo que não investiu o suficiente no SUS”.

Na tarde de hoje, os trabalhos da CPI da Saúde da Assembleia foram voltados para o depoimento do diretor do consórcio Consórcio Telemídia e Techonology International (programa de agendamento de consultas por telefone nos postos de saúde), Naim Alfredo Beydoun. 

Quanto ao Conselho, a comissão
 questionou a atuação da entidade nas decisões voltadas a saúde nos últimos anos, além de saber como funciona o acompanhamento e fiscalização sobre os recursos do SUS.

Nos siga no Google Notícias