ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Presidente do PT diz que hoje em MS o PSDB é mais próximo do que o PMDB

Zemil Rocha | 18/09/2013 18:30
Marcus disse que pesquisa sobre melhor aliança para o PT em MS já está pronta (Foto: arquivo)
Marcus disse que pesquisa sobre melhor aliança para o PT em MS já está pronta (Foto: arquivo)

O presidente regional do PT, Marcus Garcia, considera que hoje o seu partido está mais próximo de uma aliança eleitoral com o PSDB do que com o PMDB. Indagado sobre sua opinião quanto à maior possibilidade de acordo entre os dois partidos, com o senador Delcídio do Amaral (PT) na cabeça de chapa, o dirigente respondeu: “Até mesmo em função do que aconteceu ao longo da eleição de 2012 e também em relação na eleição da Assomasul, hoje nós temos tido diálogo muito mais tranqüilo com PSDB do que com o PMDB”.

Ainda na avaliação do dirigente petista, outro fator que aproxima o PT mais do PSDB é que os tucanos ainda não bateram o martelo quando a candidatura própria à sucessão do governador André Puccinelli, enquanto o PMDB já apresentou Nelsinho Trad como opção. “O PMDB lançou uma pré-candidatura ao governo do Estado, fez uma opção, escolheu um caminho”, avaliou.

Ponderou, porém, que hoje o senador Delcídio do Amaral e os dirigentes do PT têm um arco de negociações muito mais amplo, visando alianças eleitorais para 2014. “Estamos conversando com PSL, PDT, PSC, PV, PP, PC do B e também com o PSD, do Antonio João”, elencou o presidente.

Questionado se o senador Delcídio tem feito conversações diretas com presidentes de outros partidos, Marcus Garcia fez declaração afirmativa. “Delcídio tem dialogado com todo mundo, recebido deputados, dirigentes partidários. Temos feito um trabalho em conjunto, os dirigentes do PT e ele. São reuniões tranqüilas e em sintonia com a direção nacional do PT”, explicou.

Pesquisa sobre aliança – O presidente regional do PT, Marcus Garcia, confirmou que já está pronta uma pesquisa encomendada pelos partidários do senador Delcídio do Amaral para saber qual a preferência dos eleitores sobre aliança eleitoral com PMDB ou PSDB. “A pesquisa está pronta, mas eu não tive conhecimento dela ainda”, garantiu.

A pesquisa, segundo ele, será avaliada quando chegarem a Campo Grande o senador Delcídio do Amaral e os deputados federais, na quinta ou sexta-feira. “Quando chegarem é que vamos marcar a reunião e discutir a pesquisa”, declarou.

Marcos Garcia garantiu, porém, que hoje no PT há um entendimento predominante de que a melhor aliança eleitoral é para a construção de um bloco de “centro-esquerda”. Admitiu, porém, que nada está fechado. “O PT é um partido muito maduro para o diálogo e até as convenções partidárias muita coisa pode acontecer. Estamos conversando com vários partidos, entre eles o PSDB e com lideranças do próprio PMDB. Temos um conceito: queremos montar aliança de centro-esquerda, plural, que caiba outras idéias, mas o partido não radicaliza quanto a essa política de aliança”, disse.

Nos siga no Google Notícias