ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Política

Presidente do STF garante que decisão sobre repatriação sai até quinta

Nyelder Rodrigues | 08/11/2016 19:27
Chegada de chefes do Executivo para reunião no STF. A vice-governadora Rose Modesto representou o MS no encontro (Foto: Divulgação)
Chegada de chefes do Executivo para reunião no STF. A vice-governadora Rose Modesto representou o MS no encontro (Foto: Divulgação)

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, garantiu à vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto (PSDB), que até quinta-feira (10) será julgada a liminar relativa a distribuição aos estados da verba adquirida pelo Governo Federal, através de multas, com a repatriação de recursos privados que estavam no exterior.

Os estados querem que 50% seja repassado para as unidades federativas brasileiras, ao invés dos 25% definidos pela Lei de Repatriação, estabelecida em 13 de janeiro deste ano - Lei nº 13.254.

"Até quinta, esperamos ter decisão sobre o assunto. Pedimos mais 25% além dos 25% que já seriam repassados via Fundo de Participação dos Estados. Entendemos que essa fatia a mais é relativa às multas pagas, montante que os estados também têm direito", comenta a vice-governadora, que está em Brasília (DF).

Rose representou Mato Grosso do Sul na reunião ao lado de governadores de outros 20 estados que ingressaram com a ação cívil 2.941 no STG, em 28 de outubro, pedindo a revisão do porcentual, ou entraram com ações individuais. A ação tem como relator o ministro Luis Roberto Barroso, que também esteve no encontro.

"Existe uma situação de crise instalada no país e esses 50% da verba podem ajudar os estados a transpor essas dificuldades financeiras. Com a distribuição dos valores arrecadados pela repatriação, o Brasil inteiro ganha", frisa Rose, ao comentar sobre os benefícios que a divisão pedida pode trazer para áreas como saúde e educação.

Repatriação - Além de Mato Grosso do Sul, também entraram em conjunto pedindo maior partilha Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Alagoas, Amapá, Pará, Amazonas, Mato Grosso, Santa Catarina e Roraima. Já Piauí, Sergipe, Paraíba, Maranhão, Acre, Ceará e Rio Grande do Norte entraram em ações individuais.

O valor arrecadado com a Lei da Repatriação está batendo a cifra dos R$170 bilhões. O prazo final para pagamento de impostos de fortunas abrigadas no exterior por brasileiros aconteceu no último dia 31. O dinheiro não tem vinculação prévia e chegará às unidades federativas em repasses do FPE (Fundo de Participação dos Estados).

Nos siga no Google Notícias