ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Política

Presidente do TSE prevê eleições biométricas até 2017

Redação | 13/09/2010 08:52

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Ricardo Lewandowski, afirmou há pouco, em Campo Grande, que o sistema biométrico de identificação do eleitor deve ser implementado em todo o Brasil até 2017.

Já no ano que vem, de acordo com ele, dois estados devem estar prontos para utilizar a nova tecnologia, que identifica o eleitor pelas digitais.

Segundo Lewandowski, o sistema de identificação deve ser acoplado à urna eletrônica. Desta forma, haverá redução significativa das fraudes e não será mais necessária apresentação de documento com foto e título eleitoral no momento da votação.

"Algumas fraudes sempre acontecem mas a médio prazo isso será findado com a biometria", comentou.

Em 2017, quando o sistema biométrico deverá estar pronto para utilização, o Brasil terá em média 150 mil eleitores. Ele admite que é uma tecnologia cara, mas que será muito benéfica para a democracia brasileira e para a celeridade e seriedade do pleito eleitoral.

O ministro visita o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) na manhã desta segunda-feira, para acompanhar os preparativos das eleições no Estado.

Nos siga no Google Notícias