ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Presidente e conselheiros do TCE-MS participam da posse de Vital no TCU

Waldir Neves, Marisa Serrano e Ronaldo Chadid foram à Brasília prestigiar ex-senador

Juliene Katayama | 04/02/2015 16:26
Vital assume vaga do ministro aposentado José Jorge (Foto: Divulgação)
Vital assume vaga do ministro aposentado José Jorge (Foto: Divulgação)

O ex-senador Vital do Rêgo Filho tomou posse de ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), na manhã desta quarta-feira (4), para assumir a cadeira do aposentado José Jorge de Vasconcelos. O presidente do TCE-MS (Tribunal de Constas do Estado), conselheiro Waldir Neves, e conselheiros prestigiaram a cerimônia.

De Mato Grosso do Sul, marcaram presença o presidente do TCE, Waldir Neves, e os conselheiros Marisa Serrano e Ronaldo Chadid. O presidente ressaltou que o ex-senador é um grande conhecedor da atuação dos Tribunais de Contas.

Segundo Waldir, Vital foi autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 28/2007) que trata da criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas para exercer o controle sobre a atuação dos tribunais de contas da união, dos estados e municípios. “É um nome altamente qualificado para ocupar o cargo e será um parceiro importante para os Tribunais de Contas dos Estados”, afirmou o presidente.

Segundo a Agência de Brasília, o paraibano Vital não negou as origens e recebeu a vestimenta tradicional dos ministros da Casa ao som de “ABC do Sertão” (Luiz Gonzaga). A oficialização do ex-senador como ministro do TCU foi feita no dia 19 de dezembro no Diário Oficial da União.

Depois de receber as boas-vindas do presidente, Aroldo Cedraz, disse em discurso sobre os desafios. "Estou aqui para ajudar o tribunal não apenas a apontar problemas, mas para mostrar como resolvê-los", enfatizou Vital do Rêgo Filho.

Participaram da cerimônia, entre outras autoridades, o vice-presidente da República, Michel Temer; o presidente do Senado, Renan Calheiros; o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha; o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski; e o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho.

Perfil - Nascido em família de políticos, Vital do Rêgo Filho formou-se em direito e medicina. Na década de 1980, participou do movimento estudantil e, em 1988, elegeu-se vereador em Campina Grande (PB), sua cidade natal. Foi deputado estadual e deputado federal antes de integrar o Senado Federal em 2011, onde atuou até dezembro passado.

Durante sua passagem pelo Congresso Nacional, o ministro presidiu comissões importantes, como a de Constituição, Justiça e Cidadania; a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras em 2014; e a CPMI do Cachoeira em 2012. Também foi relator da reforma do Código de Processo Civil e do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2015.

Nos siga no Google Notícias