ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Presidente lamenta ação judicial que pode derrubar duas CPIs na Assembleia

Leonardo Rocha | 08/02/2016 10:58
Mochi lamentou decisão contra CPI e diz que em tese pode prejudica outra comissão parlamentar (Foto: Assessoria/ALMS)
Mochi lamentou decisão contra CPI e diz que em tese pode prejudica outra comissão parlamentar (Foto: Assessoria/ALMS)

O presidente da Assembleia, o deputado Junior Mochi (PMDB), lamenta a decisão da Justiça que suspendeu a CPI do Cimi. Ele alega que a investigação estava trazendo elementos importantes sobre o conflito no campo. Também teme que esta argumentação possa derrubar a outra comissão parlamentar no legislativo, que trata sobre casos de violência contra indígenas, que não foram elucidados.

"É lamentável esta decisão do Judiciário, a CPI do Cimi estava desempenhado um bom trabalho, cumprindo bem suas funções, que era mostrar as ações e como funcionava os conflitos no campo no Estado, ficou impedida de continuar, mas vamos recorrer", disse ele.

Mochi confirmou que devem existir dois recursos, um formulado pela Assembleia Legislativa e outro pela PGE (Procuradoria Geral do Estado). "Ainda estamos no prazo e vamos apresentar os argumentos para que a investigação retorne".

O presidente ressaltou que desconhece qualquer ação contra CPI do Genocídio, que também trata dos conflitos envolvendo indígenas, porém alertou que se seguir a alegação da decisão judicial, pode também ser derrubada. "O que motivou esta decisão foi que o legislativo não tem competência para tratar assuntos relacionados aos povos indígenas".

Decisão - O juiz Pedro Pereira dos Santos, da 4ª Vara de Justiça Federal de Campo Grande, aceitou o argumento da DPU (Defensoria Pública da União), em que a Assembleia extrapolou sua competência, ao legislar sobre populações indígenas, já que o assunto é prerrogativa da União, suspendo assim os trabalhos da CPI do Cimi.

Para a presidente da CPI, a deputada Mara Caseiro (PMB), a decisão foi equivocada, pois as denúncias que estavam sendo investigadas eram sobre o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) e não aos indígenas. Além disto ponderou que já foram colhidas muitas provas contra a entidade, que estaria financiando e influenciando a invasões de terras em Mato Grosso do Sul.

Já o deputado Pedro Kemp (PT) elogiou a decisão judicial, ao dizer que foi "corrigido um erro", já que esta CPI era apenas uma disputa política e ideológica, sem consistência, pois não tinha fato determinado. Ainda declarou que havia uma "condenação prévia contra o Cimi".

Outra - O presidente da CPI do Genocídio, o deputado João Grandão (PT), diz que até o momento desconhece qualquer ação contra a comissão parlamentar e defende que a intenção desta é apenas investigar se houve omissão do Estado, na elucidação de casos de violência contra indígenas, do ano 2000 até 2015.

Entre os casos mais famosos, está a morte do índio Oziel Gabriel, durante reintegração de posse na Fazenda Buriti, em Sidrolândia, que ocorreu em 2013, assim como o assassinato de Semião Vilhalva, durante conflito no município de Antônio João, no ano passado.

Nos siga no Google Notícias