ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Presidente nacional da OAB considera "surreal" anistia para caixa dois

Ricardo Campos Jr. | 25/11/2016 13:20

O presidente nacional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Claudio Lamachia, considera “surreal” a possibilidade de a Câmara dos Deputados aprovar o perdão para quem praticou caixa dois e outros desvios, como lavagem de dinheiro.

A medida foi incluída pelos parlamentares dentro de um pacote de medicas anticorrupção que deveria ser aprovado ainda nesta sexta-feira (25), mas diante da polêmica, a votação foi adiada para a semana que vem.

Não existe uma lei que trate especificamente sobre esse crime. Assim, conforme a estratégia dos deputados, ao instituir a norma, a punição valeria apenas para quem o praticasse a partir de agora.

Por outro lado, Lamachia entende que o sistema jurídico já tem instrumentos para punir desvios de dinheiro e caixa dois, como por exemplo o Código Eleitoral e as leis tributárias. “Uma nova lei teria como função recrudescer o combate ao crime e não anular o efeito das leis que já existem”, pontua o presidente da OAB.

Na opinião dele, é impensável que os ocupantes de funções públicas queiram usar o avanço no combate à corrupção para perdoar crimes do passado. Como representantes da sociedade, diz o advogado, eles deveriam respeitar os princípios da moralidade e impessoalidade nas ações, e não legislar em causa própria.

Lamachia promete usar as prerrogativas da ordem para defender a constituição e a sociedade do que ele chama de “atentado à democracia”.

Nos siga no Google Notícias