ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Presidentes de subseções da OAB discutem conduta de Júlio Cesar

Zemil Rocha | 03/12/2013 17:09
Júlio Cesar vai ter de se explicar perante presidentes de subseções no dia 5 (Foto: arquivo)
Júlio Cesar vai ter de se explicar perante presidentes de subseções no dia 5 (Foto: arquivo)

A maioria dos presidentes das 31 subseções da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mato Grosso do Sul convocou para a próxima quinta-feira (5), às 8h30, reunião para cobrar explicações do presidente da entidade, Júlio Cesar Souza Rodrigues, sobre as suas tratativas contratuais com o prefeito Alcides Bernal (PP). Júlio Cesar conseguiu brecar uma mobilização de presidentes das subseções, no mês passado, sob a alegação de que o Conselho Federal da OAB tomaria decisão a respeito do tema.

Na reunião do Conselho Federal, ocorrida no dia 26 passado, foi analisar somente a validade da portaria que criou uma comissão interna na OAB-MS para investigar as tratativas contratuais com Bernal. A portaria caiu, mas o Conselho Federal anunciou a abertura de processo ético contra Júlio Cesar.

Um documento pedindo a convocação extraordinária do colégio de presidentes de subseções municipais da OAB-MS já contava com 20 assinaturas, antes da reunião do Conselho Federal, quando Júlio Cesar passou a ligar e enviar e-mails para dissuadir os que tinham assinado. A articulação para convocação de Júlio Cesar tinha sido feita pelos presidentes das subseções de Dourados, Felipe Azuma, e de Três Lagoas, Luiz Henrique Gusmão.

Agora a nova iniciativa partiu de Luiz Gusmão e já conseguiu a adesão de 17 dos 31 presidentes de subseções, número suficiente para a realização da reunião, marcada para a manhã da próxima quinta-feira. A reunião é mais uma derrota política de Júlio Cesar dentro da OAB-MS, que terá que se explicar perante seus pares.

Embora o julgamento ético do presidente de seccional de OAB seja atribuição do Conselho Federal, que já está processando Júlio Cesar, o colégio de presidentes das subseções da entidade pode fazer “recomendações” ao presidente, inclusive no sentido de que renuncie ao cargo.

A relação de Júlio Cesar com o restante da diretoria da OAB-MS continua bastante abalada. Isolado, Júlio pode enfrentar nos próximos dias uma declaração conjunta dos demais dirigentes de “rompimento político oficial”.

Nos siga no Google Notícias