ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Primeiro debate começa com 13 candidatos a prefeito na ACP

Postulantes ao cargo de chefe do Executivo Municipal passarão por perguntas dos professores

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 13/09/2016 08:55
Debate da ACP, nesta terça-feira (13), reúne 13 candidatos a prefeito de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio).
Debate da ACP, nesta terça-feira (13), reúne 13 candidatos a prefeito de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio).
Antigos aliados, Alex do PT e Alcides Bernal (PP), em conversa antes do debate. (Foto: Marcos Ermínio).
Antigos aliados, Alex do PT e Alcides Bernal (PP), em conversa antes do debate. (Foto: Marcos Ermínio).

O primeiro debate das eleições 2016 começou por volta das 8h35, nesta terça-feira (13), com 13 candidatos a prefeito de Campo Grande. Eles passarão, ao longo da manhã, por uma sabatina dos professores filiados da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), na sede do sindicato.

Por lá, estão os candidatos Elizeu Amarilha (PSDC), Athayde Nery (PPS), Rosana Santos (PSOL), Aroldo Figueiró (PTN), Rose Modesto (PSDB), José Flávio Arce (PCO), Marquinhos Trad (PSD), Marcelo Bluma (PV), Lauro Davi (PROS), Coronel Davi (PSC), Alcides Bernal (PP), Suel Ferranti (PSTU) e Alex do PT.

Faltaram Pedro Pedrossian (PMB) e Adalton Garcia (PRTB). Este último já havia dito que não poderia participar do debate.

Acompanhado dos secretários de Finanças, Administração e Governo, Bernal cumprimentou todos os candidatos ao chegar e conversou um bom tempo com seu ex-aliado, Alex do PT.
Em seguida, falou com o também concorrente ao cargo de prefeito, Coronel Davi, que conversou com a candidata tucana.

Os concorrentes foram apresentados, um por um, ao público, que, antes de começar o evento, gritou um sonoro “fora Temer”.

Expectativas – O presidente do ACP, Lucílio Nobre, afirmou que o debate de hoje é para conhecer os projetos para a categoria, entre eles, a questão do piso salarial. Também querem saber dos candidatos como será a gestão administrativa, tanto na Educação, quanto outros setores. A ideia é que o futuro prefeito ou prefeita inclua a categoria nas decisões importantes, sendo ouvida pela Prefeitura.

Outro fator apontado pelo presidente é a melhoria na qualidade do ensino, especialmente porque o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) mais recente apontou médias baixas nas escolas municipais. 

Devem participam de 300 a 400 pessoas, afirmou Lucílio. A expectativa é que o debate siga até meio-dia. Foram convidados professores, diretores de escolas, funcionários e pais de alunos.

O debate dos professores quase não ocorreu, pois, a Justiça Eleitoral estava barrando à propositura, argumentando que o local (ACP) é público. “Lutamos muito para ter este debate, que foi rejeitado duas vezes, mas conseguimos”. A categoria argumentou que o espaço é privado, pois é mantido pelos filiados.

Confira a galeria de imagens:

  • Rosana Santos (PSOL) no debate. (Foto: Marcos Ermínio)
  • Elizeu Amarilha (PSDC). (Foto: Marcos Ermínio)
  • Athayde Nery (PPS). (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias